O aeroporto mais moderno da América do Sul. Assim será o Floripa Airport, o novo aeroporto de Florianópolis, cuja inauguração oficial acontecerá em outubro deste ano. A obra deste importante empreendimento catarinense foi visitada por comitiva da Fetrancesc e da ComJovem Santa Catarina na manhã desta terça-feira, 30 de abril.
“Nós entendemos que aqui em Florianópolis há uma ansiedade de toda a sociedade para que o aeroporto fique pronto. E vamos entrega-lo da maneira que o florianopolitano espera”, comentou o gerente de Relações Institucionais do Floripa Airport, Simon Locher.
Ao todo, serão R$ 550 milhões em investimento para uma infraestrutura quatro vezes maior do que o terminal atual. Estrutura que compreende riqueza de detalhes: de projetos de engenharia e arquitetura até escolha de cores que favoreçam a iluminação e disponibilização de espaços na circunvizinhança para o desenvolvimento local.
Segundo Locher, o complexo aeroportuário será um verdadeiro “canteiro de oportunidade de negócios”. Haverá espaço para instalação de hotéis, shopping, business park, entretenimento, além dos próprios terminais de passageiros e cargas e uma universidade da aviação.
Confira a Galera de Fotos da visita
Neste primeiro momento, pelo menos, o Terminal de Cargas (Teca) ficará no mesmo local onde atualmente está o de passageiros. Espaço suficiente para abrigar a média de 83 toneladas enviadas/recebidas do exterior.
“Eu já sabia que o novo aeroporto traria muita vantagem para a economia catarinense. Com a visita ao canteiro de obras passei a ter certeza! Fiquei encantado com tudo o que vimos”, comentou o vice-presidente da Fetrancesc, Dagnor Schneider.
O acesso – O adianto da estrutura que se destacará na América do Sul, no entanto, tem um imbróglio: as obras do acesso ao novo terminal de passageiros, que é de responsabilidade do Governo do Estado.
Enquanto a inauguração do novo aeroporto já tem data marcada, as obras do acesso estão a passos lentos – mesmo se tratando de menos de dez quilômetros e com previsão de entrega (inicial) para julho deste ano.
Caso o acesso continue sem conclusão, o trânsito para o aeroporto poderá elevar em até 1h30min a partir do Centro de Florianópolis, segundo Simon Locher. “Se por um lado nos orgulhamos deste empreendimento que movimentará a economia local, regional e estadual, por outro nos envergonhamos da ineficiência pública neste ponto”, comentou o presidente da Fetrancesc, Ari Rabaiolli, ao incluir esta demanda nas causas da federação.
A comitiva – Integraram a comitiva da Fetrancesc o presidente e o vice, Ari Rabaiolli e Dagnor Schneider; o membro do Conselho Superior da Fetrancesc, Clodomir Ribeiro Alves; o presidente do Setransc (Criciúma), Lorisvaldo Piuco; o vice-presidente do Seveículos (Itajaí), Djonas Fernandes; os coordenadores da Comjovem Sul, Fernando Natal, e Joinville, Geovani Serafim, acompanhados dos membros dos respectivos núcleos: Giliane Ramos Dal Bó (também diretora-executiva do Setram), Diego Candinanos, Diego Provesi, Paulo Afonso Espíndola Junior e Jeferson Davi Espíndula; os diretores-executivos do Setransc, Luiz Claudio Honorato, e do Sindicargas (Florianópolis), Oscar Lobo; e a coordenadora de comunicação da Fetrancesc, Heloiza Abreu.