O tempo de espera para permanência na fila até passar pelas praças de pedágio está definido pela Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT). O assunto foi abordado na reunião do Conselho de Representantes da Fetrancesc, realizada na segunda-feira, 18 de novembro.
O coordenador de Exploração de Infraestrutura Rodoviária da ANTT, Gilmar Cardoso, explicou que o período máximo que o motorista pode ficar na fila é de 10 minutos e a distância de 300 metros.
Ou seja, se um dos dois for extrapolado, a concessionária será penalizada. Ele explicou que essa penalização não acontece em casos em que haja razões que impeçam o trânsito após a praça de pedágio, gerando congestionamento.
Além disso, reforçou que, em casos de alto fluxo, a concessionária deve disponibilizar o máximo de guichês possíveis. E, se não for suficiente, deverão abrir as cancelas. Cardoso também informou que, em períodos de alto fluxo de veículos, especialmente em feriados, a ANTT envia fiscais para as praças de pedágio para conferência do cumprimento do que a lei determina.