Primeiro a discursar no debate sobre o Marco Regulatório no 17º Seminário Brasileiro do Transporte Rodoviário de Cargas, o deputado Federal, Nelson Marquezelli, defendeu a redução do Custo Brasil com a iniciativa. “Este é o nosso objetivo”, frisou o parlamentar que é relator do Projeto de Lei (PL) 4.860/2016, cuja proposta é a modernização na legislação para o setor.
Marquezelli pontuou, entre outros itens, que a modernização do horário de trabalho do motorista é uma das mudanças fundamentais com o Marco. O discurso concordou com o que disse o procurador do Trabalho, Paulo Douglas Almeida, que disse ser preciso dar atenção para “regular a jornada cujo resultado da condução seja o juiz ver se fez ou não carga excessiva”.
Para o magistrado, os eixos do Marco do TRC se assemelham aos da Reforma Trabalhista, na medida em que ambos colocam a figura do empregado sobre o legislado. Diante disso, sugeriu que seja colocado no Marco um dispositivo para que a negociação entre empresário e motorista observe o princípio da negociação setorial.
“Precisamos premiar a qualidade do trabalho. Isso faz toda a diferença em se tratando de motorista”, acrescentou, além de falar sobre o exame toxicológico.