Desafios da cabotagem em Santa Catarina são tema de debate na Fetrancesc

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Desafios da cabotagem em Santa Catarina são tema de debate na Fetrancesc

Durante evento híbrido realizado pela Fetrancesc na manhã desta sexta-feira, 27 de agosto, empresários do Transporte Rodoviário de Cargas (TRC) discutiram sobre os desafios de tornar a cabotagem realidade em Santa Catarina.

Na oportunidade, a Compass Logística apresentou as próximas etapas a serem seguidas no estudo de transporte marítimo contratado em setembro de 2020 pela Federação. “O primeiro ponto é que o conjunto demonstrou um vivo interesse no projeto. Agora temos que construir uma sociedade em conta de participação (SCP), com os associados e efetivos que queiram seguir adiante, aprofundar a análise do projeto BR do Mar e encontrar soluções para a navegação. É uma fase de implantação, com barreiras para serem transpostas, como a aprovação da BR do Mar, a falta de contêineres hoje no mercado por conta da pandemia, mas são empecilhos que precisam ter um conjunto executivo entendendo e aprofundando para seguir adiante”, ressaltou o proprietário da empresa, Paulo César Côrtes Corsi.

Em Santa Catarina, a cabotagem vem crescendo a uma taxa média anual de 10%, já no Brasil, a taxa média anual é de 12%. O potencial teórico de carga disponível para migrar do rodoviário para a cabotagem é 7000 contêineres por mês.

Servindo como alternativa ao transporte rodoviário, a cabotagem possui diversas vantagens, de acordo com o presidente da Fetrancesc, Ari Rabaiolli. “Desde o início tivemos como principais benefícios tirar o caminhão de longa distância da estrada, evitar passivos trabalhistas, reduzir o risco de roubo e avaria de cargas, pois os veículos passam por São Paulo e Rio de Janeiro, Estados com o maior índice de ocorrências, e diminuição da emissão de poluentes no meio ambiente. Agora cabe a nós criarmos esse grupo de empresas. Entendemos que, com o volume de cargas que cada empresa tem, ganharemos em escala, com um custo menor e possibilidade até de podermos ter uma melhor rentabilidade.”

Conforme destacou o vice-presidente da Fetrancesc, Dagnor Schneider, o propósito principal é oferecer solução logística. “É um projeto inédito para o Brasil. Um movimento interessante promovido pela Federação e liderado pelo presidente Ari, que tem como propósito principal agrupar lideranças empresariais do setor de TRC e poder oferecer solução logística porta a porta, utilizando a rodovia do mar. É um projeto que faz todo o sentido, com uma visão de longo prazo, podendo otimizar custos, gerar maior eficiência e também contribuir com o meio ambiente. Não é algo que se consegue implementar de pronto, mas com certeza é extremamente estratégico e será uma grande contribuição do segmento para uma ação de inovação e mudança de mentalidade do próprio empresário do TRC. Ter a oportunidade de poder estar participando é um privilégio também.”

Também estiveram no evento representantes da Brasil Novo Transportes, Pizzatto Transportes, Coopercargo Transportes, Platinum Log, BBM Logística, Transporte Mann, Tombini Transportes, Fontanella Transportes, Transportes Cruzado, DMX Logística, Grupo Ativa e Cuneus Services.

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