No dia 5 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Instituída pela Organização nas Nações Unidas (ONU) durante a Conferência de Estocolmo que ocorreu em 1972 na Suécia, essa data tem a finalidade de promover a consciência global sobre o planeta, estimulando, assim, a sociedade, os governos e as empresas a adotarem práticas sustentáveis.
Neste ano, completa-se 50 anos desde a primeira Conferência de Estocolmo, e para comemorar esse dia tão especial, será realizado o evento Estocolmo+50 nos dias 2 e 3 de junho de 2022. Além de ser sediado no mesmo local que o evento antecessor (Suécia), será mantido o mesmo tema da primeira conferência ocorrida em 1972: “Uma Só Terra”.
O tema faz referência à importância de termos o entendimento de que é necessário realizar práticas sustentáveis para que possamos viver em equilíbrio com a natureza. O planeta Terra provê recursos energéticos importantes como combustíveis ao setor de transporte. É importante preservar os recursos finitos da Terra para o bem de todos.
Nesse contexto, o desafio da Conferência será contribuir concretamente para a criação de um futuro sustentável, propondo soluções práticas referentes a assuntos relevantes para o transporte e o meio ambiente como a redução da poluição atmosférica. Além da melhoria da qualidade do ar, serão abordados: o descarte adequado dos resíduos, a preservação ambiental, o consumo consciente dos recursos naturais existentes, a conservação hídrica, a utilização de fontes renováveis entre outros temas.
A Confederação Nacional do Transporte (CNT) entende que o setor de transporte é de extrema importância para o desenvolvimento sustentável do Brasil. É por meio da mobilidade que ocorre o abastecimento de grandes centros urbanos, mercados, hospitais, farmácias, indústrias e de demais setores. Adicionalmente, o transporte coletivo de passageiros promove a redução de veículos circulantes nas ruas, diminui o tráfego e promove a melhoria da qualidade do ar.
Pensando nisto, o Programa Despoluir realizado pela CNT e pelo Serviço Social do Transporte (SEST) e Serviço Nacional Aprendizagem do Transporte (SENAT) cita algumas práticas sustentáveis que podem ser adotadas por todos, a fim de incentivar atitudes de responsabilidade ambiental. Confira a seguir:
- Pratique a Ecocondução: ela pode reduzir o consumo de combustível em até 12%, contribuindo, assim, com diminuição da poluição;
- Compartilhe caronas com colegas de trabalho: essa atitude reduz o número de veículos circulantes, e, consequentemente, melhora o trânsito e a qualidade do ar;
- Dê preferência ao abastecimento com biocombustíveis em seu automóvel: eles têm menor emissão de gases de efeito estufa em relação às fontes fósseis e promovem a utilização da energia renovável; e
- Sempre realize a manutenção preventiva do seu veículo. Essa prática previne acidentes e impede desperdícios no consumo de combustível do seu veículo.
Em Santa Catarina, o Programa Despoluir realizou 8014 aferições veiculares em 2021. A coordenadora do Despoluir no Estado catarinense, Camila Vaz, destacou a importância de promover debates sobre o tema. “O meio ambiente nos fornece todos os recursos que precisamos para a nossa sobrevivência, e para que ele continue fazendo isso, nós precisamos cuidar do planeta em que vivemos. O objetivo do Despoluir é promover conscientização e sensibilização sobre a importância do meio ambiente aos transportadores.”
Fonte: Despoluir