Ocorreu, nos dias 28 e 29 de setembro, a 14ª edição do Encontro Técnico Nacional do Programa Despoluir 2023, realizado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) e pelo Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST SENAT). Considerado o maior programa ambiental do transporte da iniciativa privada do Brasil, o Despoluir é executado pelas 24 federações parceiras do Sistema Transporte e possui como diferencial atender a empresas e autônomos do setor transportador, promovendo serviços ambientais gratuitos e boas práticas. O evento reuniu, em Brasília, mais de 130 profissionais entre técnicos e coordenadores que realizam atendimentos nos serviços ambientais prestados pelo Despoluir por todo o Brasil.
“A gente conta com vocês para realizar o Despoluir. A qualificação que acontece aqui, hoje, é um dos momentos mais importantes, tanto a parte do aprendizado, quanto a troca de experiências”, ressaltou o presidente do Sistema Transporte, Vander Costa, na abertura do encontro. Sobre emissões, o presidente destacou a importância do papel de cada um para esclarecer situações como a do transporte coletivo. “Uma moto emite 20 vezes mais CO2 (dióxido carbônico) do que um ônibus que transporta 40 pessoas”, comparou.
A coordenadora do Despoluir de Santa Catarina, Camila Vaz, que esteve presente junto com os técnicos Daniel Santos Dal Po, Fábio Costa, Roberto Marcanzoni Junior e Rafael Walter, destacou a importância do encontro. “Foram dias de muita interação entre as federações, técnicos e coordenadores, realmente muito importante para integrar as equipes.”
Durante dois dias, os participantes compartilharam conhecimentos sobre os atendimentos dos serviços ambientais oferecidos aos transportadores, fizeram balanços sobre como tem sido a execução do Despoluir neste ano e conheceram as novidades planejadas para o ano que vem.
O evento teve palestras de cunho motivacional e sobre questões práticas no âmbito administrativo-financeiro do Despoluir, com foco na busca de resultados, planejamento e trabalho em equipe, além de haver uma apresentação sobre diesel verde como solução sustentável entre os combustíveis renováveis. A palestra sobre biocombustível foi o destaque do primeiro dia.
A programação desses dois dias de evento complementou os encontros regionais ao abordar, de forma mais teórica, os temas que foram tratados nas capacitações práticas. É o caso das avaliações veiculares ambientais e da qualidade do diesel. Em 16 anos de existência do Despoluir, a mobilização da CNT e do SEST SENAT, em conjunto com as federações, alcançou 55 mil transportadores atendidos e 4,1 milhões de avaliações veiculares realizadas.