Executivos do TRC/SC fazem aula prática em veículo cedido pela SVD Transportes

  1. Início
  2. Notícias
  3. Executivos do TRC/SC fazem aula prática em veículo cedido pela SVD Transportes

Executivos do TRC/SC fazem aula prática em veículo cedido pela SVD Transportes

A SVD Transportes, no mercado logístico desde 2001, cedeu em parceria um caminhão Volvo, atrelado a uma carreta três eixos, para que 17 empresários e motoristas integrantes do curso de Gestão de Negócios, da Fetrancesc, colocassem em prática o aprendizado de sala de aula. O treinamento foi no dia 27 de junho, em Iporã do Oeste, em mais um encontro da formação realizada em conjunto com o Setcom.

Apesar de todas as dificuldades que a pandemia do coronavírus (COVID-19) trouxe para o Transporte Rodoviário de Cargas (TRC), a solidariedade se manteve presente no setor. O diretor da SVD, Fabrício Rossato, ficou feliz por contribuir com o desenvolvimento dos participantes.

 “O grupo SVD quer estar sempre ao lado da sociedade. Através da solicitação de um caminhão para usar em treinamento, emprestamos o veículo para prática de condução econômica. Dessa forma, os proprietários, gestores e motoristas tiveram a oportunidade de conhecer o caminhão com tecnologia avançada e tudo o que tem de melhor no resultado da prática”, afirmou.

Do ano de 2020, com motor 460, caixa automatizada I-Shift e cabine Globetrotter, o caminhão FH 6×2 auxiliou na aula do grupo que iniciou o trajeto a partir do posto da Cooper Fronteira Sul em Iporã do Oeste, em direção a linha Campinas, até o posto de combustível, onde é feito o retorno.

Segundo o supervisor regional do Setcom, Hugo Walter, a iniciativa foi positiva e o instrutor fez toda a diferença. “Todos gostaram e acharam muito válida essa aula prática, pois sempre tem o que aprender. Faço um agradecimento especial a transportadora SVD, que cedeu esse caminhão para nós. Além disso, parabenizo a qualidade do instrutor e professor, Vanio, que é um diferencial nesse assunto”, ressaltou.

Embora as aulas tivessem sido suspensas por um período devido à pandemia, em função de serem realizadas ao ar livre, as práticas foram autorizadas. Para Vanio Albino, um dos instrutores, engenheiro mecânico, trabalhou durante 35 anos na fábrica da Volvo, em Curitiba, já atuou em todos os países da América Latina e acompanhou projetos na Suécia, o conhecimento do produto é de extrema importância. “O motivo do treinamento é o desenvolvimento para os empresários, motoristas e gestores de frota. O conhecimento do produto é de extrema importância para que ele possa ter desempenho e também economia de combustível no final da viagem e boa entrega do produto com qualidade”, destacou.

No treinamento chamado de “Condução Econômica” são abordados: conhecimento técnico da condução; conhecimento do caminhão; leitura e interpretação do painel; funcionamento correto do freio motor; interpretação e leitura do manômetro de pressão de turbo; rotação do motor e velocidade.

Albino salientou ainda que o curso “está ligado à entrega técnica, condução econômica, gestão do produto e gestão de frota” e é importante que o motorista esteja familiarizado com cada informação disponível no painel. “Esses itens devem estar muito bem alinhados para que o veículo entregue boa e correta autonomia. Por isso, no final da viagem, a condução econômica será de grande valor, trazendo ótimo resultado para a empresa e para o embarcador”, comentou.

Com sete módulos, totalizando 76h, o ensino também tem a participação do professor Carlos Augusto da Silveira nos três primeiros módulos, que ministrou as aulas de formação, dimensionamento e renovação de frotas, custos operacionais e gestão das operações.

 “Desenvolvemos este curso em parceria com a Fetrancesc. A relações institucionais da federação, Marcia Calderolli, deu todo apoio pedagógico em relação a este curso para que ele realmente pudesse atender os gestores de frotas nas empresas de transportes. Está sendo um sucesso e já estamos planejando realizar outros eventos, talvez à distância, para outras regiões”, realçou Silveira.

O primeiro módulo envolve metodologias, ferramentas, abordagens numéricas com equações e na busca da otimização de custos para tornar a empresa cada vez mais rentável e lucrativa. No segundo são apresentadas questões pertinentes na área de transporte, desde a formação de frotas, quantificação de veículos para atender uma demanda e métodos para a seleção de veículos mais adequados, com uma abordagem econômica em função da produtividade do menor custo operacional. O terceiro módulo trata da gestão das operações usando métricas e indicadores.

Silveira enfatizou, ainda, que “os gestores precisam usar fatos e dados para poder medir o desempenho da sua frota e esses indicadores envolvem a questão econômica, de produtividade, de rentabilidade e nível de serviço”.

Há mais de 20 anos na profissionalização, qualificação e requalificação no segmento do transporte, a Relações Institucionais da Fetrancesc e pedagoga, Marcia Calderolli, explicou como foi a iniciativa. “Proximidade e afinidade resumem bem a parceria da SVD com o curso desenvolvido pela plataforma de negócios da federação e suas entidades sindicais. Disponibilizamos aos empresários e transportadores de Iporã do Oeste um dos melhores instrutores de Direção Econômica do Brasil, Vanio Albino, e um excelente caminhão em parceria com a grande empresa que é a SVD. Sem dúvida temos para quem ligar ou indicar sempre que surgir nova demanda nesta área”.

As aulas são mensais e até o momento já foram realizados cinco encontros. Os outros módulos tratam também de: responsabilidade civil e penal; legislação tributária; direção econômica; tecnologia embarcada.

Compartilhe este post