A primeira reunião de Diretoria e Conselho de Representantes da Fetrancesc de 2025 aconteceu na manhã desta terça-feira, 18, de forma online. Na ocasião, os participantes puderam contar com a presença do superintendente do DNIT em Santa Catarina, o engenheiro Alysson Rodrigo de Andrade, que compartilhou o andamento das obras que estão sendo realizadas e reforçou a importância da continuidade dos aportes financeiros históricos para o Estado, na ordem de R$ 1 bilhão.
O superintendente relatou que para 2025 pretende priorizar as manutenções das rodovias e que ainda aguarda aprovação de orçamento para poder dar seguimento nas demais obras e projetos que precisam ser executados.
“Temos a necessidade de manter os investimentos históricos que estão sendo feitos desde o ano passado, e também é uma luta por verba para manter o patrimônio de R$ 350 bilhões que são as rodovias pavimentadas sob a supervisão do DNIT em Santa Catarina”, pontuou Alysson.
O presidente da Fetrancesc, Dagnor Schneider, reconheceu todos os esforços do DNIT apresentados e reforçou que é importante a busca de mais recursos e investimentos para Santa Catarina:
“Precisamos estar mobilizados, reforçar as pautas do setor de transporte rodoviário de cargas junto aos entes públicos, para que a gente não perca o que já conquistamos. Estamos aqui para cobrar e apoiar”, reforçou Dagnor Schneider.
Reforço na fiscalização
Também presente na reunião, o presidente do Seveículos, de Itajaí, Djonas Fernandes, aproveitou a oportunidade e pediu melhorias na fiscalização dos veículos pesados na BR-470, com a instalação de balanças.
Trevão do Irani
Paulo Simioni, presidente do Setcom, de Concórdia, trouxe para a pauta a situação dos frequentes acidentes no Trevão do Irani, nas BRs 282 e 153, pedindo prioridade no trecho de duplicação que envolve o Trevão. O superintendente do DNIT concordou com a periculosidade do local e que não descarta a instalação de lombadas físicas para ajudar a diminuir o número de acidentes:
“Estamos prestes a colocar uma lombada física ali. A gente não tem costume de fazer isso em rodovia federal, sabemos que não é o ideal, mas o número de acidentes é um absurdo”, revelou Alysson.
Outras pautas da reunião
Na sequência do encontro, foram tratadas das metas de 2025, cronograma de atividades e eventos das entidades e apresentados os resultados orçamentários da Federação no ano de 2024 e as projeções para 2025.