A Fetrancesc e o SEST SENAT realizaram, na última terça-feira, 29 de novembro, uma operação de apoio com o objetivo de levar mantimentos para as equipes que prestam socorro no deslizamento da BR-376, no Paraná. Assim como para os motoristas que aguardam a liberação da pista.
Além disso, o Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas de Joinville (Setracajo) também auxilia na ação de apoio aos condutores e equipes empenhadas na busca por vítimas atingidas pela terra que atingiu o trecho que passa em Guaratuba, próximo da divisa entre Paraná e Santa Catarina.
Na ocasião, a equipe do Programa Despoluir em Santa Catarina, programa ambiental do Transporte, foi até o local realizar a distribuição dos mantimentos.
“Fizemos essa ação de ajudar o pessoal que está em operação como da Arteris [concessionária que administra o trecho], da Polícia Rodoviária Federal, Bombeiros Militar e a Polícia Militar do Paraná e Santa Catarina e foi muito bem-vindo por todos. Em seguida, levamos para os motoristas que estão parados e eles também agradeceram pois estavam sem o que comer durante a noite”, explicou o técnico do Despoluir de Joinville, Fábio Costa.
A BR-376 é a principal via de ligação entre Santa Catarina com o Paraná e o sudeste do País e está interditada sem previsão de desbloqueio. Os condutores de veículos pesados que têm como destino Curitiba podem utilizar a BR-470 desde Navegantes até Rio do Sul e, em seguida, a BR-116 até a capital paranaense.
A Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade orienta que os condutores utilizem o aplicativo de navegação Waze que está sendo abastecido com informações sobre interdições nas rodovias catarinenses.
Confira o trecho alternativo: