Diante do pronunciamento do futuro ministro da Economia do Governo de Jair Bolsonaro, Paulo Guedes, que propõe cortes entre 30% e 50% no Sistema S, a Fetrancesc, enquanto entidade gestora do SEST e do SENAT em Santa Catarina, enaltece o serviço totalmente gratuito e de extrema qualidade prestado aos trabalhadores em transporte e seus familiares.
As Unidades do SEST SENAT de Santa Catarina e do Brasil oferecem atendimento de ponta aos nossos colaboradores, com estruturas compostas com o que há de mais moderno. Nas Unidades mais recentes dispomos de um espaço com 5 mil m², a exemplo da inaugurada em Lages e com obras em andamento ou em licitação em Concórdia, Itajaí, Videira, Três Barras, Catanduvas e Rio Negrinho, bem como Joinville e Tubarão, que serão contempladas com o SEST SENAT.
Este espaço compreende ambientes como salas de aula equipadas com lousas interativas; salas de informática; simulador de direção; sala de odontologia com oito cadeiras; espaços para fisioterapia, nutrição e psicologia; além de ginásio de esportes e lanchonete. Espaço suficiente para retornar às empresas do transporte, por meio dos seus colaboradores, o melhor atendimento e os melhores serviços possíveis.
Para se ter uma noção da dimensão do que isto representa em nosso Estado, as Unidade estão com capacidade plena de atendimento, com crescimento de 32% nos atendimentos do SEST e de 25% do SENAT em um comparativo dos primeiros 10 meses de 2017 e 2018.
O SEST SENAT também cumpre a missão de promoção social e de envolvimento dos colaboradores do transporte e seus familiares em inúmeras ações. Uma delas, o Circuito de Caminhada e Corrida que, em duas edições em 2017, uma em Criciúma e outra em Florianópolis. Outro evento é o Circuito Ciclístico, realizado, no mesmo ano, em Lages.
Mais do que isso: atendendo à proposta de qualificação da mão-de-obra dos nossos colaboradores, dispomos de mais de 600 cursos, sendo 433 deles presenciais e 207 EaD.
E não para por aí. A Fetrancesc e o SEST SENAT/SC integram o Movimento Santa Catarina pela Educação, cujo projeto inicial é de autoria da Federação das Indústrias de SC (Fiesc) que, atualmente, congrega todas as demais federações gestoras do Sistema S no Estado. Aliado a nós, trabalham em conjunto diversos órgãos de educação, a exemplo da Secretaria de Estado de Educação, Instituto Federal de SC (IFSC), Instituto Ayrton Senna e inúmeros outros.
O SEST SENAT e o Instituto de Transporte e Logística (ITL) também oferece pós-graduação dos gestores de todas as Unidades Operacionais pela Fundação Dom Cabral, além de atuar com o Programa de Prevenção de Acidentes dentro das empresas do segmento, postos de combustíveis, portos e outros ambientes que têm a presença dos motoristas.
Em síntese, estas são algumas das iniciativas que engrandecem o SEST SENAT, tornando-o fundamental para a vida pessoal e profissional dos nossos colaboradores do transporte e de seus familiares, que, igualmente, usufruem gratuitamente dos serviços.
É imprescindível destacar, ainda, que eventual corte nos repasses para o Sistema S pode afetar, tratando-se de SEST SENAT, 471 colaboradores em SC e mais de 7 mil no Brasil, sem considerar os familiares de cada um deles – diretamente relacionados.
Para que haja maior compreensão da grandiosidade do SEST SENAT, saindo da esfera do papel e partindo para a vivência prática, convidamos todos os ministros, secretários, presidente e vice da República e demais autoridades que se interessarem, a conhecerem a realidade de cada uma das nossas Unidades, além de ouvir dos usuários suas opiniões sobre o Sistema.
Ari Rabaiolli
Presidente da Fetrancesc e do Conselho Regional do SEST SENAT/SC