Foto: Eduardo Valente / GOVSC
Nesta quarta-feira, 24 de janeiro, o governador Jorginho Mello assinou o decreto que estabelece as novas formas de condução do serviço de segurança contra incêndio no Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC).
Com a ação “Descomplica CBMSC” a corporação realizou uma profunda revisão nos seus procedimentos. A nova metodologia de análise de projetos preventivos contra incêndio e vistorias foca na segurança global da edificação por meio da análise de risco e da continuidade de um único profissional acompanhando o processo até o fim.
Para o governador Jorginho Mello, o decreto marca um novo momento na história do Corpo de Bombeiros de SC na prestação de serviços para a população e para o setor produtivo, representado no evento por integrantes do Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina (Cofem). “As empresas precisam de agilidade e modernidade. Simplificar processos e desburocratizar deve ser uma preocupação constante do estado”, destacou.
O presidente da Fetrancesc, Dagnor Schneider, ressaltou que é uma atitude importante. “Dinamiza e promove mais segurança e confiabilidade ao empreender no Estado. Vai um reconhecimento ao Governo do Estado pela atitude, por olhar para o empreendedor, permitindo maior dinamismo na questão da tratativa que envolve a liberação de alvarás sem desguarnecer a questão de segurança.”
O decreto também garante que as regras não sejam alteradas pelos próximos 10 anos, gerando maior segurança jurídica aos empreendedores e uma continuidade no conhecimento das normas pelos profissionais que realizam as vistorias.