O presidente da Fetrancesc, Dagnor Schneider, participou no domingo, dia 1 de outubro, da aula inaugural da primeira turma do Executive Program SEST SENAT — uma imersão sobre inovação, tecnologias exponenciais e mudança de mindset.
“É um evento de altíssimo nível. Ele tem um propósito de fazer provocações, com sinalizações em relação as tendências na área de tecnologia, na área de inteligência artificial, na questão comportamental. É um evento extremamente oportuno pra gente buscar uma atualização e fortalecer o relacionamento entre as lideranças do setor e prestar um reconhecimento ao SEST SENAT pela oportunidade e pela iniciativa”, disse o presidente da Fetrancesc.
Realizado pelo SEST SENAT e pela Singularity University Brazil — empresa estadunidense que oferece programas de educação executiva, incubadora de empresas e serviços de consultoria empresarial —, o evento reúne um grupo de 80 executivos do Sistema Transporte e acontece em Embu das Artes (SP). O evento teve início no domingo e vai até quarta-feira, dia 4 de outubro.
O supervisor do Conselho Regional do SEST SENAT de Santa Catarina, Maurus Fiedler, também esteve presente na imersão e pontuou o que considerou importante. “Nestes primeiros dias de conteúdos arrisco dizer que a discussão remete perder ao medo do imediatismo. Abrir mão do achismo e dar lugar para a ciência da “futurologia” que toma decisões rápidas, que impactam o hoje e o amanhã, com base em dados concretos tratados com inteligência e segurança no objetivo de atender os desejos da humanidade ou dos clientes sem desperdiçar os indicativos por menores que sejam”, disse
Na abertura do evento, o presidente do Sistema Transporte, Vander Costa, declarou que a mudança do transporte acontece quando se mudam as pessoas que atuam no setor. “O objetivo de estarmos reunidos é pensar como queremos estar daqui a 30 anos. Este é o desafio que começamos a refletir hoje e vamos continuar até quarta-feira, para sairmos maiores, com mais vigor e com condições de continuar com a nossa missão de melhorar o transporte”, destacou.
Também foram convidados a dar as boas-vindas aos participantes: Nicole Goulart, diretora executiva Nacional do SEST SENAT; Vinicius Ladeira, diretor Adjunto do SEST SENAT; João Victor Mendes, diretor executivo do ITL (Instituto de Transporte e Logística); Eliana Costa, diretora Adjunta do ITL; e Valter Souza, diretor de Relações Institucionais da CNT (Confederação Nacional do Transporte).
Em sua fala, Nicole Goulart falou dos 30 anos de serviços prestados pelo SEST SENAT aos transportadores, aos trabalhadores do transporte, a seus familiares e à comunidade. “São mais de 181 milhões de atendimentos em saúde e em qualificação profissional. É uma honra celebrarmos juntos essas três décadas de trabalho, pois todos vocês nos ajudaram a consolidar esse patrimônio do transporte e da sociedade brasileira”, reforçou.
A abertura das palestras foi comandada por Reynaldo Gama, CEO da Singularity University Brazil. Para o executivo, é uma honra formatar um evento exclusivo para o SEST SENAT receber tantos líderes do Sistema Transporte para debater inovação, tecnologia exponencial e mudança de mindset.
No primeiro dia quem também palestrou foi Jeffrey Rogers, especialista em aprendizagem e inovação e facilitador da Singularity University. Durante sua participação ele tocou em diferentes pontos, como as novas lideranças e o que é necessário para melhorar o setor de transporte visando o futuro e as novas tecnologias. “Os líderes de hoje precisam resolver os problemas de amanhã”, foi uma das falas mais impactantes de Rogers.
O Diretor da Empresa Tombini e Cia, Clécio Tombini, esteve prestigiando o evento e fez as suas considerações. “Posso dizer que foi muito enriquecedor participar de palestras com professores nacionais e internacionais. Essa oportunidade nos permitiu ter um direcionamento do futuro, das novas tecnologias e o quanto isso irá mudar e influenciar as nossas vidas. Estamos diante de grandes transformações nos modelos de transporte, no recebimento e interpretação das informações, e precisamos evoluir para tomarmos melhores decisões. Aproveito também para agradecer ao SEST SENAT pelo convite e pela oportunidade”, destacou
O vice-presidente da Conlog, Marcos Aurélio Jeske, reforçou o quanto o Executive Program trouxe provocações e reflexões que devem ser aplicadas no dia a dia. “Tem sido muito desafiador. Tem nos provocado reflexões bem diferentes do que a gente está acostumado no dia a dia. A gente acaba saindo um pouco da nossa rotina, da nossa forma de pensar. E a gente é provocado a pensa forma diferente. Então o programa traz esse conhecimento, esse desconforto para nós como executivos em relação ao que nós estamos fazendo hoje como companhia dentro do sistema de transporte. E nós faz questionar o que e como levar para dentro do da empresa isso, né? Como provocar o nosso time a pensar de forma diferente, a pensar em inovação como sendo um parceiro do nosso negócio? Então são reflexões a serem feitas. Sou grato pela oportunidade que a Fetrancesc tem nos dado para trazer esse conhecimento para dentro da nossa empresa”, disse.