Nesta quinta-feira, 30 de junho, a Fetrancesc participou do evento de comemoração dos 94 anos da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que serão completados no dia 24 de julho.
Além de contar a história e a evolução da PRF em exposições e apresentações de grupos especializados e homenagear os que fizeram e fazem essa história, o evento realizado na Universidade Corporativa da PRF (UNIPRF), em Florianópolis, foi marcado pelo investimento em segurança pública.
Na oportunidade, esteve presente o vice-presidente da Fetrancesc, Riberto Lima, que considerou a celebração importante. “Estava muito bonito e organizado! Realizaram homenagem para os policiais que perderam a vida em trabalho, foi um momento de muita emoção. Além disso, pude observar o empenho, a garra, a vontade e o respeito que eles têm pelo trabalho que exercem e pelo nosso país.”
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, entregou ao diretor-geral da PRF, Silvinei Vasques, veículo blindado para operações especiais, placas balísticas e capacetes balísticos, além de viaturas blindadas e aeronaves Koala.
O ministro parabenizou os 94 anos da instituição e os novos policiais formados por toda dedicação, além de dar boas-vindas aos novos alunos do curso de formação policial. Ressaltou que o trabalho policial é um trabalho integrado, unido e de grande responsabilidade para a segurança pública e toda sociedade.
Durante a solenidade, a PRF apresentou ainda investimentos empregados em tecnologia como sistemas voltados ao atendimento ao público e melhorias nos sistemas internos da instituição (Wifi Cidadão, Observatório de Dados da PRF e Celular PTT 240 sp 147 mg).
O diretor-geral destacou que na última década a instituição conseguiu, com a redução em mais de 50% do número de acidentes, salvar milhares de vidas e, também, retirar das mãos de criminosos quase 2 mil toneladas de drogas e mais de 8 mil armas, resultado de um trabalho forte, integrado e conectado em todas as áreas. Além disso destacou o comprometimento de cada servidor com a prestação de serviço de qualidade para a população.
As parcerias entre órgãos também foram destaque no evento, houve a assinatura de Acordo de Cooperação Técnica com o Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN) e assinatura do Termo de Execução Descentralizada (TED) com a Instituição Federal do Espírito Santo (IFES).
O evento também contou com a presença do Ministro da Cidadania Ronaldo Vieira Bento; Consultor Jurídico da União, Charlon Luis Zalewski; Diretora-Geral do DEPEN, Tânia Maria Matos Ferreira Fogaça, e outras autoridades nas esferas federal, estadual e municipal, servidores da PRF, familiares dos formandos e dos novos alunos.
Homenagens
Os policiais que morreram em combate ou em razão do serviço foram homenageados com um vídeo aos heróis das estradas. O Ministro Anderson Torres e o Diretor-Geral da PRF, entregaram as Medalhas Heróis das Estradas aos familiares dos policiais.
Foram agraciados com a Medalha Antônio Félix Filho pelo tempo de serviços prestados os colegas que completaram na instituição 20 e 30 anos de serviço, 31 servidores. Além disso, foram entregues 41 Medalhas Washington Luís Grã-Cruz das Estradas e 13 Medalhas Washington Luís para autoridades, servidores de outras instituições públicas e/ou membros da sociedade civil que pelos relevantes serviços prestados se tornaram dignos de homenagem pela PRF e 50 Medalhas de Mérito para servidores da PRF que no exercício de suas funções ou em razão delas se distinguiram pelas suas atitudes, dedicação, abnegação, capacitação profissional e desenvolvimento de vínculos de cooperação exaltando a imagem da PRF.
Curso de formação policial (CFP) 2022
Para tornar o dia ainda mais especial, no evento foi celebrado a formatura de 131 novos policiais, bem como a formatura de capacitação de policiais em outros cursos da instituição: Curso Avançado em Fiscalização de Trânsito (CAFIT), Curso de Gestores Operacionais (CGO), Curso de Operações Policiais (COP) e Curso de Operador Aerotático (COAT) e formandos da Guarda Municipal de Palhoça.
Novo CFP
Aconteceu, também, a recepção de mais 688 novos alunos que iniciaram o curso de formação.
O CFP teve início no dia 20 de junho de 2022 e finaliza no dia 6 de outubro de 2022. De caráter eliminatório e classificatório, o curso tem a carga horária mínima de 486 horas, em tempo integral, com atividades desenvolvidas nos turnos diurno e noturno, inclusive sábados, domingos e feriados. Os alunos que forem aprovados nesta última etapa, estarão aptos a serem nomeados e tomarem posse na PRF.
Com informações da PRF