Na última terça-feira, 22 de março, o vice-presidente da Fetrancesc, Dagnor Schneider, participou do encontro de lideranças do transporte, realizado pelo Sistema Fetransul, para apresentar ao Ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, as demandas do setor.
O encontro foi conduzido por Afrânio Kieling, presidente do Sistema Fetransul e do Conselho Regional do SEST SENAT no Rio Grande do Sul.
Na oportunidade, Schneider apresentou os números do transporte rodoviário de cargas no que se refere as condenações trabalhistas, a importância do PL 2863/2020, o orçamento com gastos bilionários da Justiça do Trabalho e as distorções que provocam prejuízos às empresas e desestimulam investimentos no país. “Foi uma oportunidade ímpar. O ministro, sensibilizado, entendeu o problema e se comprometeu a nos apoiar junto ao Governo para que possamos tramitar o projeto”, ressaltou.
Entre as demandas apresentadas pela assessora jurídica do Sistema Fetransul, Raquel Caleffi, destacam-se: Revisão das normas reguladoras, NR04, NR06 e NR16, não caracterização de periculosidade pela quantidade de combustível contida nos tanques dos veículos de transporte, revisão da base de cálculo da cota de aprendizagem e a das pessoas com deficiência, bloqueio eletrônico de valores pela penhora online, parcelamento de dívidas trabalhistas, entre outras.
Também participou do encontro o presidente do Seveículos, Djonas Cidclei Fernandes.