Na tarde desta quarta-feira, 14 de junho, o presidente da Fetrancesc, Dagnor Schneider, participou da reunião da Câmara para Assuntos de Transporte e Logística da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) em que o superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, Alysson Rodrigo de Andrade, apresentou o plano de ações do Ministério dos Transportes para Santa Catarina.
Representando o ministro dos Transportes, José Renan Vasconcelos Calheiros Filho, Andrade revelou que a licitação para contratação do projeto das faixas adicionais na BR-282 será lançada em julho. Ele revelou, também, que as obras emergenciais que estão sendo feitas no trecho, em razão das fortes chuvas registradas no começo do ano, já estão sendo feitas com recuos para as terceiras-faixas. Estas obras pontuais devem ser concluídas em 30 dias.
Quanto à duplicação das BRs 470 e 280, Andrade afirmou que há um importante aumento no orçamento de 2023 do DNIT catarinense. A partir dos R$ 938 milhões previstos inicialmente, foram obtidos com a administração federal do órgão recursos adicionais de R$ 482 milhões, totalizando R$ 1,42 bilhão para investimento em manutenção e ampliação das rodovias federais que cortam o estado. Ele estima, assim, que o DNIT deve conseguir quitar as desapropriações para a duplicação BR-470 até o fim de 2024, além de manter o ritmo atual das obras nas duas rodovias.
Na oportunidade, o presidente da Fetrancesc, Dagnor Schneider, enfatizou a necessidade urgente de ampliar a malha rodoviária catarinense para garantir o crescimento econômico, principalmente no litoral.
Em relação ao plano apresentado, Schneider se mostrou otimista. “Nós começamos a acreditar que as rodovias federais efetivamente terão os investimentos que são necessários tanto na ampliação da capacidade, como na recuperação da malha.”
Para Egídio Antônio Martorano, executivo da Câmara para Assuntos de Transporte e Logística da Fiesc, se o DNIT chegar ao fim do ano com a execução de ao menos 80% do valor obtido, obras essenciais, como as duplicações da BRs 470 e 280, estarão em um ritmo muito bom.