Fetransportes promove 2º Seminário de Segurança de Trânsito

  1. Início
  2. Notícias
  3. Fetransportes promove 2º Seminário de Segurança de Trânsito

Fetransportes promove 2º Seminário de Segurança de Trânsito

No Espírito Santo acontecem quase 40 mil acidentes de trânsito, sendo 14 mil com vítimas, e cerca de mil mortes todos os anos nas rodovias federais, estaduais e vias municipais. O volume e a gravidade dos acidentes afetam o sistema de saúde e a rede assistencial, desde a fase do atendimento pré-hospitalar até à reabilitação/readaptação do acidentado. Os custos com acidentes têm representado algo em torno de R$ 2,8 bilhões e o grande número de vítimas concentram-se nos jovens.

Esses números, que causam enorme impacto social e econômico, vão embasar o 2º Seminário de Segurança de Trânsito, dia 14 de maio, das 7h30 às 18 horas, no Centro de Convenções de Vitória. Já considerado o maior evento temático do Espírito Santo, ele será realizado em meio às comemorações do Maio Amarelo, tem como proposta chamar a atenção da sociedade e das lideranças do trânsito quanto a importância de agir com estratégia para diminuir o número de lesões e mortes nas rodovias e nesta edição está se propondo a produzir conhecimento integrando três eixos que norteiam o trânsito: saúde, mobilidade e tecnologia.

Segundo o Consultor de Segurança de Trânsito da Fetransportes, André Cerqueira, o assunto segurança de trânsito não tem sido pauta prioritária e isso demonstra o quando o Brasil está aquém das boas práticas mundiais. “Apesar disso, o momento é favorável para discutir o tema em função da Década da ONU de Redução de Acidentes (2011-2020) e, mais recentemente, com o lançamento do Pnatrans-  Programa Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (2019-2028). Neste cenário, a ampliação do debate e proposição de ideias com profissionais renomados nesse assunto torna-se fundamental para conter a escalada dos acidentes”.

Programação – Um dos palestrantes já confirmados é o representante da Opas (Organização Pan-Americana da Saúde), Victor Pavarino, que vai apresentar estratégias adotadas em países de referência classe mundial para salvar vidas no trânsito.

Na sequência, serão realizados três painéis. No primeiro, Saúde e Impactos à Segurança do Trânsito, os palestrantes vão apresentar a relação do cuidado com a saúde frente aos impactos no aumento das taxas de acidentes. Dentre os debates, um que abordará como o consumo de álcool e o de substâncias psicoativas tem avançado em meio a uma sociedade que cada vez dorme menos e cuida menos da sua saúde.

O painel seguinte debaterá o Futuro da Mobilidade. “Nunca se falou tanto em mobilidade urbana, mas pouco tem sido o debate efetivo desse tema para a segurança de trânsito”, ressalta Cerqueira, adiantando o nome do secretário-executivo da Prefeitura Municipal de Fortaleza, Luiz Alberto Sabóia, que vai falar sobre uma experiência de sucesso mundial que virou realidade na cidade.

O último painel vai tratar de Inovação e Tecnologia, e como elas podem suprir as diversas demandas na prevenção de acidentes. Um dos destaques deste momento será a apresentação da Mercedes-Benz, que promete trazer ao Estado um pouco do futuro do transporte em termos de segurança veicular.

O 2º Seminário de Segurança de Trânsito é uma realização da Fetransportes e tem patrocínio da Mercedes-Benz, Viação Águia Branca, Vix Logística, V1, Veltec, Sinales, Atman Systems, Eco 101, Laboratório Tommasi, Motora, Globalsys, ItMaster, Angis e Atento.

Fonte: Fetransportes

Compartilhe este post