O Fórum Parlamentar Catarinense se reuniu com o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Rafael Vitale, para discutir melhorias na BR-101, no trecho norte de Santa Catarina. Durante o encontro, o coordenador do Fórum, deputado Valdir Cobalchini, destacou que essa é a pior rodovia do Brasil em termos de mobilidade.
Entre as reivindicações apresentadas pelo Fórum estão a inclusão de obras fundamentais e prioritárias, como a construção do túnel do Morro dos Cavalos, a implementação de marginais ao longo de toda a BR-101, de ponte sobre o Rio Itajaí e a ampliação de terceiras faixas até a divisa com o Paraná.
Após as considerações da bancada catarinense, a ANTT irá protocolar um estudo com as prioridades para Santa Catarina. O documento será encaminhado ao Tribunal de Contas da União (TCU), onde passará por análise de admissibilidade e instalação de uma comissão para tratar do tema.
“O meu entendimento é que não podemos mais esperar. Na última temporada, Santa Catarina enfrentou congestionamentos de até 30 quilômetros na rodovia. Acredito muito na sensibilidade da ANTT em atender essas demandas e na disposição do TCU em aceitar o pleito da bancada”, afirmou Cobalchini.
A BR-101 é uma das principais vias de escoamento de mercadorias e deslocamento de turistas na região, e a expectativa da Bancada é que as melhorias propostas contribuam para reduzir os constantes engarrafamentos e aumentar a segurança viária no trecho catarinense.
Confira cinco demandas cobradas da ANTT:
– Morro dos Cavalos
– Otimização do contrato da BR-101 Norte
– Filas nos pedágios na região Sul de SC
– Prolongamento de marginais, viadutos e elevados na região de Balneário Camboriú
– Pontos de parada e descanso para os motoristas
“Uma demanda trazida pelos caminhoneiros é a falta de Ponto de Parada e Descanso (PPDs) para os motoristas. Muitos estão sendo multados porque não estão cumprindo o prazo de repouso que é exigido por lei. Duas coisas: essas multas são injustas, que não é a culpa do caminhoneiro, e nós temos que conseguir mais dois PPDs na BR-101 Norte e mais um ou dois na BR-116, para nós cumprirmos aqui o nosso dever”, pontuou o senador Espiridião, um dos integrantes do Fórum Parlamentar Catarinense.
Fontes: assessoria deputado Valdir Cobalchini | assessoria senador Espiridião Amin | Foto: divulgação