Nesta segunda e terça-feira, 23 e 24 de maio, respectivamente, os gestores das unidades do SEST SENAT de Santa Catarina estiveram em Florianópolis, na Fetrancesc, para participar do curso de escutatória ministrado pelo professor da Do It Brasil, Thomás Brieu.
“A escutatória é um grande desafio nas organizações. Muitas vezes silenciamos as pessoas a nossa volta com as nossas reações automáticas. Não basta escutar, é preciso fazer com que o outro se sinta escutado. Na hora de engajar as pessoas a qualidade da escuta é o fator número um. Precisamos reaprender a falar para sermos escutados. Sempre que a pessoa depende da qualidade dos seus relacionamentos para cumprir a sua missão vale a pena investir neste tipo de curso. Durante a imersão, os gestores puderam aprender como se expressar, se posicionar de forma assertiva, com acolhimento, posicionamento, firmeza, abertura, empatia e exigência”, destacou Brieu.
Entre os problemas causados pela falta de escutatória nas empresas, destacam-se:
- Falta de engajamento;
- Falta de comprometimento;
- Ambiente de trabalho tóxico;
- Discussões;
- Mal estar psicológico.
Segundo o diretor executivo da Fetrancesc e supervisor do Conselho Regional do SEST SENAT, Maurus Fiedler, a capacitação trará muitos benefícios para a gestão das equipes. “O objetivo de trazermos os gestores do SEST SENAT do Conselho de Santa Catarina para Florianópolis e proceder o curso de escutatória presencial de 16h é dar continuidade ao processo de formação que eles iniciaram em 2019 pelo departamento executivo. A importância que nós vemos, além de obviamente termos um processo de educação continuada, é a melhora na comunicação a partir da escuta. Hoje ainda temos a impressão de que se comunica bem quem fala bem, contudo, estamos observando com as práticas de que fala bem quem escuta ainda melhor. Então acreditamos que esse processo trará muitos benefícios na gestão das equipes e também no relacionamento interpessoal e comercial das unidades”, ressaltou.
Para o gestor do SEST SENAT de Lages, Renato Macedo, o treinamento foi excelente. “Foram passadas uma série de ferramentas para que possamos utilizar no dia a dia e escutar melhor as pessoas. Com base em uma escuta mais ativa, podemos chegar a um consenso, tomar decisões de uma forma mais fácil, com mais dados e informações. Todo o gestor precisa ter a capacidade de ouvir a equipe, o fornecedor e o cliente. O ouvir faz parte e, quanto melhor essa capacidade, mais frutos traremos para as unidades operacionais.”
“As expectativas com a capacitação foram superadas. Aperfeiçoar a escuta é fundamental para entender um pouco mais a essência das pessoas e quais são as necessidades. É importante estarmos conectados com o aqui e o agora, pois com a pandemia e as tecnologias passamos a viver de forma acelerada, não conseguindo mais estar presente”, comentou a gestora do SEST SENAT Itajaí, Nadiesca Azevedo Souza.
Também esteve presente no curso o gerente executivo da Fetrancesc, Alan Zimmermann.