Entidades patronais e laborais de Santa Catarina entregaram a proposta do Piso Regional para o governador em exercício, Eduardo Pinho Moreira, na manhã desta quinta-feira, 25 de janeiro, em Florianópolis. A solenidade aconteceu no Centro Administrativo do Governo do Estado.
“Participar de uma discussão sadia para negociar o Piso Regional confirma, mais uma vez, a proposta de gestão democrática da Fetrancesc. É isso que queremos em todas as nossas negociações e o que buscamos nas ações da federação”, comentou o coordenador da entidade, Alan Zimmermann, que representou o setor no ato.
Esta oportunidade “mostrou para o Brasil que é possível negociar”, disse o presidente da Fiesc, Glauco Côrte. O representante da Fecesc na ocasião, Ivo Castanheira, também reforçou o pedido para que não sejam acrescentadas emendas ao documento. “Esta foi a negociação entre as partes, por isso o nosso pedido”, ressaltou ao solicitar, ainda, que tramite em regime de urgência na Alesc.
Pinho Moreira garantiu o cumprimento dos pedidos apresentados e afirmou que o documento será conduzido à Assembleia no início de fevereiro, quando as atividades serão retomadas após o recesso. “Esta reunião nos faz um Estado diferente. E eu garanto que as solicitações de vocês serão levadas adiante”, comentou.
As definições sobre o Piso Regional, que fundamentaram a proposta apresentada ao Governo, foram alinhadas durante reunião na sede da Fiesc no dia 18 de janeiro. Entre os representados na negociação e apresentação da proposta estiveram: Federação das Indústrias de SC (Fiesc); da Agricultura (Faesc); do Comércio (Fecomércio), das Empresas de Transportes de Cargas (Fetrancesc), dos Hospitais (Fehoesc), Fecesc, Fetiesc, Fetiaesc, Força Sindical, Nova Central dos Trabalhadores, UGT, CUT, Fetaesc e Dieese.