Nos dias 10 e 11 de outubro, Itajaí sediou o III Encontro Técnico Regional do Programa Despoluir da Região Sul. O evento, realizado na unidade operacional do SEST SENAT, reuniu cerca de 40 profissionais de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.
Ao longo de dois dias, técnicos e coordenadores da Fetrancesc, Fetergs (Federação das Empresas de Transportes Rodoviários do Estado do Rio Grande do Sul), Fetransul (Federação das Empresas de Logística e Transporte de Cargas no Estado do Rio Grande do Sul), Fecam-RS (Federação dos Caminhoneiros Autônomos do Estado do Rio Grande do Sul), Fetranspar (Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná) e Fepasc (Federação das Empresas de Transporte de Passageiros dos Estados do Paraná e Santa Catarina) participaram de capacitações voltadas para Avaliação Veicular Ambiental e Avaliação da Qualidade do Diesel. O treinamento, que incluiu aulas teóricas e práticas, foi conduzido por especialistas da Confederação Nacional do Transporte (CNT).
O vice-presidente da Fetrancesc, Riberto Lima, fez a abertura do encontro, ressaltando a relevância da qualificação profissional no setor:
“Temos um mercado carente de mão de obra, enquanto muitas pessoas não conseguem se inserir nele pela falta de qualificação. Um profissional qualificado tem outro valor no mercado. O trabalho que vocês realizam é extremamente importante e significativo. Quero parabenizá-los por estarem aqui”, afirmou Riberto Lima.
Camila Vaz, coordenadora do Programa Despoluir em Santa Catarina, também comentou sobre a relevância do evento:
“O encontro foi extremamente produtivo. Conseguimos reunir profissionais de toda a região Sul para compartilhar conhecimento e fortalecer o papel do Programa Despoluir na promoção de práticas sustentáveis no transporte. Essa troca de experiências é fundamental para continuarmos avançando na preservação ambiental e na qualificação técnica dos envolvidos”, completou Camila Vaz.
Saiba mais sobre o Depoluir
Reconhecido como o maior programa ambiental no setor de transportes do Brasil, o Despoluir já realizou mais de 4,6 milhões de avaliações veiculares e 55 mil atendimentos a empresas de transporte e caminhoneiros autônomos em todo o país. Somente entre janeiro e agosto deste ano, em Santa Catarina, foram realizadas mais de 10,1 mil avaliações veiculares ambientais e coletadas mais de 30 amostras para análise da qualidade do diesel, atendendo 496 empresas e caminhoneiros autônomos no estado.