Representantes da Ferrovia Tereza Cristina estiveram na tarde desta terça-feira, 12 de julho, na Fetrancesc para apresentação de estudo feito para o novo sistema ferroviário de Santa Catarina.
Na oportunidade, o diretor presidente da Ferrovia Tereza Cristina, Benony Schmitz Filho, juntamente com o administrador da NPA Engenharia e Administração, João Batista Carvalho Faria, realizaram um breve contexto histórico das ferrovias do estado catarinense.
A ideia seria expandir a malha ferroviária nos seguintes trechos:
- Xanxerê – Lages;
- Lages – Imbituba (Urubici);
- Lages – Itajaí;
- Lages – Imbituba (Ituporanga);
- Itajaí – Guaramirim.
“Temos como motivação para a realização do estudo o interesse no desenvolvimento da atividade ferroviária de SC contemplando todas as regiões; a percepção de que os estudos anteriores poderiam ser ajustados às necessidades atuais e a relação cooperativa entre os representantes do governo do estado e entidades de classe”, explicou Benony.
Para o gerente executivo da Fetrancesc, Alan Zimmermann, o encontro foi muito importante, pois os modais de transporte se complementam, cada um com sua utilidade específica. “O transporte por ferrovias é fundamental para a redução dos custos na cadeia produtiva, aumentando a competitividade da indústria, que passa a fornecer produtos com valores mais acessíveis, auxilia no processo de exportação dos produtos, até nos portos e na geração de empregos, além de ser um modal mais sustentável. Para continuarmos competitivos é essencial pensarmos no transporte intermodal, que consiste em combinar as potencialidades dos diferentes modos de transporte, os quais podem resultar importantes reduções dos custos econômicos, segurança rodoviária, poluição, consumo de energia e redução do tráfego rodoviário”, destacou.