O primeiro dia do II Encontro da ComJovem Sul foi marcado por muita troca de informação e experiência. Nas palestras que enriqueceram a programação, os discursos foram alinhados em temas como sucessão nas empresas de Transporte Rodoviário de Cargas, personificação do negócio com foco no cliente, uso de inteligência artificial e valor do negócio.
O evento começou na tarde desta quarta-feira, 10 de abril, e seguirá até sexta-feira, 12, em Florianópolis.
Ainda na abertura do evento, a coordenadora nacional da ComJovem, Ana Carolina Jarrouge, valorizou a iniciativa e fundamentou seu discurso no tripé ética, crítica e jovem. Termos que foram enaltecidos nas falas do vice-coordenador, Antônio Ruyz, e dos presidentes das federações do Paraná (Fetranspar) e Santa Catarina (Fetrancesc), Sérgio Malucelli e Ari Rabaiolli, além do presidente do Setcergs, João Jorge Couto da Silva.
Para Rabaiolli, que representa o Estado anfitrião do evento, valorizar o jovem é fundamental. Ele fez questão de enaltecer a atuação da ComJovem em SC e destacou que quer os núcleos ainda mais perto da federação. Além disso, ele salientou que os integrantes dos núcleos são fundamentais para a mudança no relacionamento com o cliente e o associado, “no olhar para o associado acima de tudo”.
Mindset – O cliente precisa experimentar o negócio para dar o verdadeiro valor a ele. Esta foi a defesa do diretor da Transpocred, Willian Oliveira, na palestra de abertura do Encontro. “Precisamos personificar o negócio e transformar a burocracia em exceção”, disse.
Oliveira explicou que para chegar neste objetivo é preciso estabelecer o negócio em humildade, diversidade, generosidade e urgência. “Isso tudo faz zelar pelo ciclo de vida do consumidor”, finalizou.
Inteligência Artificial – O uso das informações certas é a chave para a comunicação eficaz e eficiente com o cliente, segundo Ebru Semizer, do marketing da MercedesBenz. Ela falou sobre o uso de inteligência artificial como aliado para os processos das empresas.
“Dados desestruturados comunicam para a massa. Mas, se eles forem estruturado, fazemos o marketing individual, acompanhando a jornada do cliente”, comentou ao reforçar que existem ferramentas para contribuir com este trabalho. Exemplo disso é a FleetBoard, ferramenta da própria MercedesBenz que monitora todos os dados do caminhão.
Vender Valor –A venda de valor em um mercado que busca preço foi a defesa do diretor Comercial, Marketing e Pós-Venda da Autotrac, Márcio Toscano. Segundo ele, a evangelização da marca começa dentro de casa e é imprescindível no processo para colocá-la no “topo da cadeia de valor para o cliente”. Ele reforçou, inclusive, o discurso da primeira palestra, da Transpocred, ao afirmar que “não podemos vender preço. Precisamos oportunizar experiências. É isso que à Autotrac faz”.