Líderes do TRC afirmam que alta do frete se mantém inevitável

  1. Início
  2. Notícias
  3. Líderes do TRC afirmam que alta do frete se mantém inevitável

Líderes do TRC afirmam que alta do frete se mantém inevitável

Às vésperas do Seminário Nacional do Transporte Rodoviário de Cargas e da Audiência Pública que vai discutir o Piso Mínimo de Frete, ambos em Brasília, a Diretoria e o Conselho Superior da NTC&Logística concordaram que alta do preço do frete se mantém inevitável. O grupo voltou a tratar do assunto e realinhou os pensamentos das lideranças e discursos durante reunião na tarde desta terça-feira, 21 de maio, na Capital Federal.

O Piso, que foi instituído em virtude da Greve dos Caminhoneiros Autônomos, iniciado exatamente um ano atrás, divide opiniões entre as lideranças. Enquanto para algumas empresas é benéfico, para outras é prejudicial. Além disso, os custos do frete foram elevados, especialmente por conta do preço dos combustíveis. Razão pela qual “é inevitável que o preço do frete seja elevado”, comentou o presidente da Fetrancesc, Ari Rabaiolli.

Foi unânime entre os membros da Diretoria e Conselho Superior da NTC que a figura que mais prejudica no sistema de transporte é o atravessador. No entanto, “95% da solução dos problemas que estamos discutindo nesta reunião são solucionadas com o Marco Regulatório”, alertou o presidente da Sindicamp, José Alberto Panzan.

O vice-presidente da Fetrancesc, Dagnor Schneider, que também é diretor da Confederação Nacional dos Transportes (CNT).

 

Empresas do TRC ativas nas reformas estruturantes – As federações e entidades integrantes da Diretoria e Conselho Superior da NTC&Logística elaborarão sugestões para a Reforma Tributária, cujo Projeto (PLS 1952/19) tramita no Senado. A decisão foi uma das tomadas nesta terça-feira, 21 de maio, em Brasília, em iniciativa que concorda com postura já adotada em outras reformas, a exemplo da Trabalhista (aprovada) e da Previdência (também em tramitação). Além disso, as Multas da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) também pautaram a reunião, bem como as Medidas Provisórias 881/2019 – da Liberdade Econômica – e 882/2019 – que altera o Código de Trânsito Brasileiro; a Lei Complementar 167/2019, da Empresa Simples de Crédito; Medida Cautelar na ADI 5.938; o E-Sindical; os projetos em andamento no Congresso Nacional; e os eventos do setor.

Compartilhe este post