Liminar obtida pelo Seveículos garante o direito de trabalho de motoristas de transportadoras

  1. Início
  2. Notícias
  3. Liminar obtida pelo Seveículos garante o direito de trabalho de motoristas de transportadoras

Liminar obtida pelo Seveículos garante o direito de trabalho de motoristas de transportadoras

A liminar concedida pela Juíza da 1ª Vara Civil de Itajaí, Vera Regina Bedin saiu na tarde desta quinta-feira, 23 de março, e vale para todas as transportadoras que integram a base territorial do Sindicato das Empresas de Veículos de Transporte de Carga e Logística de Itajaí e Região (Seveículos). A entidade ingressou na justiça com um pedido de liminar contra o Sindicato dos Trabalhadores Autônomos de Contêineres e Cargas em Geral de Itajaí e Região (Sintracon) para impedir qualquer ato que atrapalhe a rotina das empresas e dos motoristas que não integram a greve da categoria.

De acordo com os relatos de empresários e de funcionários das transportadoras registrados em boletins de ocorrência na Polícia Militar, um grupo de grevista é responsável por ameaças, agressões e represálias contra os motoristas que optaram por continuar trabalhando. Veículos estão sendo depredados, alvejados e impedidos de entrar ou sair dos locais de coleta de contêineres, uma situação que gera prejuízos para as empresas e para os clientes que aguardam a chegada das mercadorias. Com a decisão da juíza, estas práticas estão proibidas e em caso de descumprimento serão aplicadas multas diárias de R$ 50 mil reais. De acordo com o Seveículos, foi preciso recorrer ao judiciário, pois os impactos econômicos e os riscos referentes a vida dos motoristas estavam em questão.

No documento elaborado pelo assessor jurídico da Comissão Jurídica da Fetrancesc, Cássio Vieceli, foram anexados vários relatos e boletins de ocorrência do que está acontecendo com os condutores dos caminhões, que não estão participando da greve. É um absurdo, alguém ameaçar um colega de trabalho, seja com uma arma ou com pressão psicológica. O Seveículos não vai tolerar este tipo de comportamento, com quem quer e precisa trabalhar.

A diretoria do sindicato lembra, ainda, que o ingresso na justiça foi a última opção da entidade, que desde o começo da greve tenta amenizar a situação e promover um acordo entre os caminhoneiros autônomos e as transportadoras.

A maioria, inclusive, já conseguiu fechar acordo com os prestadores de serviço e estão praticando aumentos que variam entre 10% e 15%, mas o comportamento de uma minoria continua prejudicando o setor e, por isso, a necessidade de intervir, via judicial.

Caminhões são escoltados pela Polícia Militar – Além da liminar, os transportadores contam também com o apoio da Polícia Militar. Desde a noite desta quinta-feira, 23 de março, está valendo uma tabela de escolta para garantir a segurança das cargas e dos motoristas. Em um primeiro momento, a preocupação do comando da PM foi com as cargas frigoríficas, que receberam prioridade para entrar e sair dos portos e terminais. Durante a madrugada foram realizadas duas escoltas. Nesta sexta, a previsão da PM é manter o serviço durante todo o dia e noite.

Escala da Escolta:
10: 30h
13h até as 1730h
20:30h
21: 30h
00: 00h
04: 00h

Assessoria de Imprensa Seveículos

Compartilhe este post