Durante reunião do Conselho Estratégico de Infraestrutura e a Logística Catarinense na tarde desta quarta-feira, 17 de julho, o diretor-superintendente da Arteris, Antônio Cesar Ribas Sass, garantiu a entrega das obras do Contorno Viário da Grande Florianópolis em 2022. Ele fez a afirmação após apresentação do Laboratório de Transporte e Logística da UFSC (Labtrans) apresentar análise detalhada sobre a estrutura rodoviária.
O estudo foi feito a pedido da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que contratou o laboratório em dezembro de 2018. Ele contempla análise técnica e de quantidades, além de orçamentária, segundo a gerente de Projetos da Labtrans, Luana Periotto. Além disso, a concessionária tem até o dia 21 de julho para entregar o projeto executivo do Contorno, com os ajustes apontados neste estudo.
De acordo com Sass, superado o momento de análises do Labtrans, “vamos construir e entregar (o Contorno Viário) em dezembro de 2022, desde que os prazos acordados (com a ANTT) se cumpram”. O diretor-superintendente da Arteris acrescentou que “em outubro o Labtrans encerra a análise dos projetos e em novembro haverá o reequilíbrio econômico do contrato com base no trecho que não estava previsto”.
O especialista em regulação da ANTT, Gilmar Cardoso destacou a complexidade da obra e que “não basta a solução técnica ser viável e adequada. Precisa ser comprovada, do ponto de vista da ANTT, a solução mais adequada para o usuário, ou seja, que tenha a melhor técnica e o menor custo para ser reequilibrado”.
Para o Transporte Rodoviário de Cargas (TRC), a entrega do Contorno Viário da Grande Florianópolis é sinônimo de economia, produtividade e qualidade de vida, sobretudo porque tenderá a gerar menos congestionamentos e, consequentemente, reduzirá prejuízos em virtude do caminhão parado. “Se o custo fixo do caminhão parado é de R$ 100/hora e isso implica em um pedágio não oficial, o que acarreta em prejuízos financeiros, então precisamos de rodovias de qualidade, fluidez no tráfego e pedágio oficiais”, disse o presidente da Fetrancesc, Ari Rabaiolli, ao reforçar a defesa pela cobrança de pedágios por quilômetro rodado. Ele foi acompanhado, na ocasião, do coordenador da federação, Alan Zimmermann.
Relatório – O senador Esperidião Amin apresentou, durante a reunião, relatório informativo sobre as obras do Contorno, com base em dados obtidos na Superintendência do Iphan e na Arteris Litoral Sul, compilados pelo gabinete do parlamentar. O documento trata dos pontos críticos, citando o trecho Norte em virtude do licenciamento da nova área para o aterro sanitário. Também cita o trecho intermediário, com o túnel 4, bem como o trecho Sul, com os túneis 1, 2 e 3, seguidos dos trevos de interseção com as BRs 101 e 282. Ainda, o material apresenta a mobilização contra a empresa Camargo Correa, que está atuando em alguns trechos da obra e a área de repouso para motoristas. O material foi anexado a ofício direcionado ao Ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, com a indicação de que as obras estão em “ritmo preocupante”.
Melhorias em mobilidade – O Sistema de Transporte SkyRail é um monotrilho leve, que circula sobre trilho único, suspenso por uma viga de concreto. Projeto da Companhia Chinesa BYD, tem capacidade para transportar cerca de 30 mil pessoas por hora, em vagões que comportam 75 pessoas e circulam em 45 km/hora, sem impactos de congestionamentos, pois ficam acima das rodovias em 5 metros. A estrutura, que já está sendo implantada em diversas cidades, inclusive Salvador/BA, foi apresentada na reunião pelo diretor de negócios da Companhia Chinesa BYD, Alexandre Liu, como alternativa para a mobilidade urbana na Grande Florianópolis.