Após um ano inteiro de grande expectativa e planejamento, aconteceu nesta quarta-feira, 23 de novembro, o primeiro dia do Congresso NTC 2022 – XV Encontro Nacional da COMJOVEM, no Resort Vila Galé Cumbuco, em Fortaleza. O evento, ainda mais especial do que de costume, marca os 15 anos de existência da COMJOVEM à nível nacional. Além disso, contou com as premiações, sendo que o Núcleo da COMJOVEM Região Sul de Santa Catarina levou premiações.
Na abertura do evento, o coordenador nacional da COMJOVEM, Andre de Simone, subiu ao palco ao lado dos vice-coordenadores Geovani Serafim e Joyce Bessa e deram as boas-vindas ao público. Assim como relembrar com os presentes os principais pontos dos três anos de gestão dos coordenadores. Em vídeo, a COMJOVEM apresentou um pouco de tudo que aconteceu durante os 15 anos de existência da Comissão.
“Foram muitas atividades desenvolvidas dentro da Comissão nesses últimos três anos. Tivemos muitos desafios, mesmo assim, a COMJOVEM não parou. Em decorrência desse cenário, nosso grupo se reunia praticamente todos os dias em busca de atualizações e hoje, sinto que somos uma COMJOVEM ainda mais unida”, declarou André de Simone.
Celebrações
Em seguida, foi a vez dos vice-coordenadores refletirem sobre os últimos três anos e chamaram ao palco o presidente da NTC&Logística, para dar as boas-vindas ao público e agradecer a presença do público, das anfitriãs Federação das Empresas de Transporte de Cargas e Logística do Nordeste (Fetranslog) e Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logística no Estado do Ceará (Setcarce) e dos patrocinadores.
Ele também Também fez questão de relembrar a passagem de todos os ex-coordenadores nacionais da COMJOVEM e de alguns dos atuais presidentes e diretores de entidades de classe originárias da comissão.
“A COMJOVEM, criada e mantida pela NTC&Logística, nasceu da necessidade de integrar e capacitar jovens empresários e executivos em assuntos técnicos e empresariais do nosso setor, de modo a preparar seus membros para a sucessão nas suas empresas e despertar neles o interesse para futuras lideranças no nosso segmento e, também, para a vida política em nosso país. Hoje, após 15 anos de existência, podemos dizer que o trabalho foi feito, aliás muito bem-feito, gerando frutos expressivos tanto na gestão empresarial de empresas como no surgimento de novas lideranças no setor”, acrescentou Francisco.
O Vice-presidente da entidade, Eduardo Rebuzzi, mesmo de maneira remota, enviou uma mensagem à COMJOVEM e aos participantes desse grande evento.
“Tenho certeza de que esse evento será um sucesso. Desejo a todos um excelente Encontro Nacional, que todos possam aproveitar, aprender e sair desse décimo quinto encontro ainda mais preparados para os desafios que cercam o nosso setor de transporte rodoviário de cargas”, complementa.
O Patrono da COMJOVEM e atual vice-presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Flávio Benatti, subiu ao palco e relembrou a criação da Comissão.
“Quando eu estive no primeiro encontro, eu falei sobre a importância da COMJOVEM e dos jovens empresários se confraternizarem. Ali, eu sentia que estava surgindo um movimento de profissionalização do setor. Hoje, com 15 anos de existência e com toda a história da comissão, me sinto um patrono muito orgulhoso dos resultados que vem sendo apresentados”.
Anfitriões falam sobre o evento
O primeiro chamado foi o presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logística no Estado do Ceará (Setcarce), Marcelo de Holanda Maranhão, subiu ao palco para cumprimentar a todos.
“Inicialmente, gostaria de agradecer ao presidente Francisco Pelucio, pelo apoio que tem dado a todas as entidades do nordeste. Também ao Flávio Benatti, patrono da COMJOVEM. Falando do nosso Nordeste, sabemos que hoje o Ceará é uma oportunidade de negócio, e para nós, recebê-los aqui em nosso estado é um grande prazer. Espero que todos vocês possam sair desse encontro renovados e prontos para a transformação do TRC ao redor do Brasil”.
Os coordenadores nacionais da COMJOVEM aproveitaram a presença do presidente do Setcarce no palco e inauguraram oficialmente o Núcleo da COMJOVEM Nordeste. Na ocasião, chamaram os membros do grupo para receberem o pin da Comissão.
O presidente da Fetranslog-CE, José Arlan Silva Rodrigues, surgiu no telão de maneira remota e mandou um recado aos membros da COMJOVEM e participantes do evento.
“É um prazer imenso recebê-los no Ceará, para nós sediar esse décimo quinto encontro é motivo de muito orgulho. Espero que esse grande evento seja um momento propício para aprendizado e geração de novos negócios”.
Na sequência, foi a vez dos coordenadores da COMJOVEM Nacional, iniciarem a divulgação das premiações. O primeiro prêmio oferecido foi o “Troféu Reconhecimento”.
Participaram os núcleos Belo Horizonte, Campinas, Centro-Oeste Mineiro, Curitiba, Espírito Santo, Joinville, Porto Alegre, Região Sul de Santa Catarina, Rio de Janeiro, São José do Rio Petro e São Paulo, saindo como vencedores.
Em seguida, os coordenadores se revezaram para convocarem os representantes dos núcleos vencedores em categorias individuais.
Os vencedores foram:
- Prêmio Comunicação: Núcleo da COMJOVEM Curitiba/ Prêmio Presença – Núcleo da COMJOVEM Curitiba
- Prêmio Espírito Solidário: Núcleo da COMJOVEM Região Sul de Santa Catarina
- Prêmio COMJOVEM Salva Vidas: Núcleo da COMJOVEM Porto Ferreira
- Prêmio Melhor artigo técnico: Ana Paula Pellizza (Núcleo da COMJOVEM Chapecó) e Antônio Lodi (Núcleo da COMJOVEM Belo Horizonte)
- Prêmio Melhor Itinerante: Núcleo da COMJOVEM Chapecó
- Prêmio Núcleo Revelação: Núcleo da COMJOVEM Espírito Santo
- Prêmio Destaque do ano: Núcleo da COMJOVEM Região Sul de Santa Catarina
Durante as premiações, o núcleo da COMJOVEM do Rio de Janeiro foi homenageado com uma placa pelo trabalho social desenvolvido na ação S.O.S Petrópolis, que auxiliou os moradores da cidade após as fortes chuvas que prejudicaram a cidade e toda região no início do ano, levando a milhares de desabrigados e centenas de mortos.
Além disso, os coordenadores nacionais da comissão chamaram Joana Clemente, que está à frente do Instituto da Primeira Infância (IPRED), entidade escolhida para a Ação do Bem 2022.
Por fim, Joana falou um pouco sobre o projeto, que existe há 34 anos e se dedica a promover a nutrição e o desenvolvimento na primeira infância. Assim como articulando-os com ações que visam ao fortalecimento das mulheres e da inclusão social de famílias que vivem em situação de exclusão e pobreza.
Fonte: NTC