Intitulado de Inovação tecnológica do setor de transportes no Brasil, a Cargo X promoveu no dia 16 de dezembro, em São Paulo, o encontro que contou com mais de 100 convidados, sendo eles representantes de empresas transportadoras, principalmente membros dos Núcleos da COMJOVEM, e associados da NTC&Logística e Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de São Paulo e Região (SETCESP).
O evento contou com apresentações do CEO e fundador da Cargo X, Federico Vega e do presidente do SETCESP, Tayguara Helou. Também houve dois painéis; um moderado por Tayguara; a Diretora Jurídica da Cargo X, Ana Himmelstein Capelhuchnik; e o Coordenador do Núcleo da COMJOVEM de São Paulo, Luis Felipe Machado, que discutiram o ambiente de inovação tecnológica no setor de transporte no Brasil.
O outro, moderado por Federico Vega, que foi composto pelo fundador da AGV Logística, Vasco Oliveira, o atual CFO da Cargo X e ex-Goldman Sachs, Daniel Ferraz e o Diretor Geral da Mira Transportes, Roberto Mira.
De acordo com a CNT, o modal rodoviário representa 61% do transporte de cargas no Brasil. Para realizar todas as operações de coleta, transferência e entrega existem mais de 147 mil empresas transportadoras de cargas no país.
A Vice Coordenadora Nacional da COMJOVEM, Joyce Bessa destacou, “o evento foi muito importante, uma vez que tratou sobre o futuro do nosso mercado, plataformas e novas tecnologias, levando todos os transportadores presentes a pensar de que forma estamos inserindo nossos negócios neste contexto. Para nós é imprescindível manter contato com essas informações e empresas como a Cargo X, preocupadas com o futuro do transporte”.
A transformação digital tem se mostrado cada vez mais importante no ecossistema do transporte. Tecnologias como machine learning e big data, presentes nas ferramentas oferecidas as transportadoras, ajudam a previsibilidade das demandas de cargas e auxiliam a transformação digital tem se mostrado cada vez mais importante no ecossistema do transporte.
Tecnologias como machine learning e big data, presentes nas ferramentas oferecidas as transportadoras, ajudam a previsibilidade das demandas de cargas e auxiliamno planejamento estratégico, cálculo de fretes, emissão de documentação e contratação de caminhoneiros autônomos.
Representantes dos Núcleos da COMJOVEM da Bahia, Cascavel, Campinas, Centro Oeste Mineiro, Curitiba, Joinville, Rio de Janeiro, Santos, São Paulo e Vale do Paraíba também participaram do evento.
“Sempre ficamos muito felizes com a participação dos integrantes da COMJOVEM de todo o Brasil em eventos como esse, o objetivo da Comissão é fazer essa interação e proporcionar o máximo de informações que contribuam com a rotina destes jovens empresários”, ressaltou Bessa.