Obras complementares trazem maior circulação de equipamentos por vias laterais

  1. Início
  2. Notícias
  3. Obras complementares trazem maior circulação de equipamentos por vias laterais

Obras complementares trazem maior circulação de equipamentos por vias laterais

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit/SC) dá continuidade, nesta semana, aos trabalhos de construção de nova via lateral da BR-101 Sul catarinense, em Bentos, Laguna. Este avanço construtivo está levando maior circulação de trabalhadores, equipamentos pesados e caminhões basculantes para ruas laterais da rodovia federal, nos aglomerados urbanos existentes entre o km 305 ao km 309.

Esse acréscimo na movimentação pesada no trecho é necessário para a logística dos trabalhos de implantação de rua lateral que liga o acesso a Caputera até o aglomerado urbano do km 307,2. A frente de trabalhos concentra o depósito e compactação de aterro para elevação do greide (bases) e, após, fazer a compactação de rochas em preparação ao pavimento asfáltico. A circulação dos caminhões requer maior atenção dos usuários, pedestres e motoristas em trânsito local. A construção faz parte do lote de Obras Complementares à expansão rodoviária executada.

A construção de nova via lateral vai facilitar o acesso e a trafegabilidade entre aglomerados urbanos nos bairros de Caputera e Perexil, dando condições de segurança no trânsito de veículos e na circulação de pedestres, abrangendo cerca de 440 famílias das duas localidades. A plataforma em construção também será ligação estradal com Bentos – onde outras 110 famílias terão acesso à via – sem a necessidade de tráfego pelo fluxo de longo curso.

Nesta fase de obras na duplicação da BR-101 Sul catarinense serão construídos 4.901,50 metros de novas vias laterais, uma nova ponte para via lateral e a adequação de ponte existente no km 329,9, no Rio Capivari. Há trabalhos entre o km 321,1 ao km 324, em Pescaria Brava. O lote de Obras Complementares e Remanescentes se estende do km 300, em Laguna, até o km 358, em Sangão e já construiu e liberou cerca de dois mil metros de vias laterais, 1,5 mil metros de calçadas em Pescaria Brava com 2,2 mil metros construídos em na travessia urbana do bairro São Cristóvão, em Tubarão, um viaduto e quatro passarelas.

Compartilhe este post