Já foram utilizadas mais de 30 mil toneladas de camada asfáltica na restauração e recuperação do pavimento
A CCR ViaCosteira continua a todo vapor com seus trabalhos iniciais e obras. Mais de 150 pontes e viadutos foram revitalizados, mais de trezentas placas substituídas e mais de 15 mil dispositivos de segurança já foram instalados pela CCR ViaCosteira ao longo do trecho de concessão. É assim que tem sido a rotina das equipes compostas por mais de mil colaboradores que atuam na rodovia.
Todos esses itens fazem parte dos trabalhos iniciais previstos em contrato, e têm como objetivo melhorar a trafegabilidade, o conforto e a segurança do usuário que se desloca pelo local.
Além disso, a concessionária já recolheu mais de 30 toneladas de resíduos desde que iniciou os serviços de roçada e capina. Já foram utilizadas mais de 30 mil toneladas de camada asfáltica na restauração e recuperação do pavimento. Serão 60 quilômetros de asfalto novo somente no primeiro ano de concessão.
O projeto prevê, ainda, investimentos em torno de R$ 7,4 bilhões ao longo dos 30 anos de concessão, tendo como principais obras a construção de 98,3 quilômetros de faixas adicionais, 70,3 quilômetros de vias marginais, 18 passarelas, 42 retornos, renovação de 31 acessos, 25 novos pontos de ônibus, nova iluminação ao longo do percurso e monitoramento de 100% do trecho, por meio de 235 câmeras. No total, serão aproximadamente 3,7 mil empregos com contratação de 100% de mão de obra local, contribuindo com o desenvolvimento regional.
Túneis, Ponte Anita Garibaldi e Centro de Controle Operacional
A CCR ViaCosteira também responde pela operação e manutenção dos túneis Morro Agudo (km 257 em Paulo Lopes) e Morro do Formigão (km 338 em Tubarão), além da Ponte Anita Garibaldi, em Laguna, importante ponto turístico e cartão postal do Estado.
Os dois túneis já contam com um moderno sistema de detecção automática de incidentes, através de monitoramento de câmeras 24 horas por dia, que informa o CCO (Centro de Controle Operacional) em caso de qualquer ocorrência, como acidentes, carros parados ou até mesmo pedestres na via. O alerta chega imediatamente na tela dos operadores, que podem acionar com rapidez as equipes de socorro mais próximas do local. Atualmente, mais de 40 pessoas revezam-se dia e noite para acompanhamento de toda a movimentação e fluxo dos locais.
Já a Ponte Anita Garibaldi foi inaugurada em 2015 e, por ser a 2ª Ponte estaiada do Brasil e uma das maiores do país, é um ponto turístico de grande relevância para estado, o que deixa a CCR ViaCosteira com muito orgulho por ela fazer parte do trecho. A Pintura da Ponte já foi finalizada, mas é importante lembrar que a manutenção da mesma e de todo o trecho segue constantemente. Até o terceiro ano de concessão toda a Ponte também será monitorada pelo mesmo sistema de detecção automática de incidentes.
Pedágio
O programa de concessão prevê, ainda, a implantação de quatro praças de pedágio, com início de cobrança após a conclusão de todos os trabalhos iniciais de recuperação da rodovia. As praças estão previstas para o km 298,6 (Laguna), km 344,7 (Tubarão), km 404,5 (Araranguá) e km 457,5 (São João do Sul), com aproximadamente 50% das obras concluídas.
Por conta de todas essas obras e manutenção, a CCR ViaCosteira reforça o pedido de cuidado aos usuários que utilizam a rodovia. Os motoristas devem redobrar atenção, reduzindo a velocidade e respeitando a sinalização, pois pode haver interdição de pista entre às 7h e às 18h.
Atendimento 24 horas
Ainda no primeiro trimestre do próximo ano, os usuários terão à disposição toda a estrutura operacional e de atendimento com a prestação dos serviços médico, mecânico e inspeção permanente de tráfego 24 horas por dia.
Os usuários do trecho contarão com seis bases de atendimento, sendo que quatro delas estão sendo construídas e as duas existentes foram recuperadas. Também terão à disposição 17 veículos operacionais voltados aos atendimentos (6 ambulâncias, 5 Guinchos e 6 viaturas de inspeção).
Outros serviços que estarão disponíveis no primeiro semestre de 2021, serão os canais de comunicação da CCR ViaCosteira, sendo: canal 0800 para informações e emergências, site institucional, aplicativo, e painéis de mensagens variáveis móveis, com dados da rodovia. No entanto, os usuários já podem entrar em contato com a empresa por meio da Ouvidoria ouvidoria.viacosteira@grupoccr.com.br para informações gerais sobre a concessionária.
Fonte: CCR ViaCosteira