Obras do Contorno Viário de Florianópolis dependem de aditivo de R$ 1 bilhão

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Obras do Contorno Viário de Florianópolis dependem de aditivo de R$ 1 bilhão


(Foto: Fiesc)

Em reunião virtual realizada nesta quarta-feira, 15 de julho, a Câmara de Transporte e Logística da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) e o Conselho Estratégico de Infraestrutura de Transporte e Logística Catarinense foram informados pela Arteris Autopista Litoral Sul que está aguardando a aprovação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) de um aditivo ao contrato de concessão, da ordem de R$ 1 bilhão, para iniciar a construção dos três túneis previstos no trecho sul do Contorno Viário da Grande Florianópolis.

A informação foi dada pelo superintendente de investimentos do Contorno, Marcelo Módolo. “Esse aditivo está em fase final de elaboração. Tínhamos a expectativa de em 20 de junho ter esse processo finalizado, mas, por conta da pandemia, os processos, de forma geral, foram impactados. Estamos otimistas que está bem próximo da finalização para que, de posse do termo aditivo, possamos iniciar as obras”, explicou.

O presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, demonstrou preocupação com os prazos. “O Marcelo nos informou que são necessários 36 meses após o reequilíbrio do contrato para terminar a obra. Então, se o contrato for assinado no mês de agosto, concluiríamos a obra no final de 2023. Isso é preocupante”, declarou.


(Foto: Divulgação Arteris)

Para o presidente da Fetrancesc, Ari Rabaiolli, a situação é frustrante. “Recebo com surpresa essa notícia de nova previsão da conclusão do Contorno Viário da Grande Florianópolis, porque inúmeras previsões já foram dadas, 2021, 2022 e agora 2023. É frustrante ver que, mais uma vez, foi adiada a conclusão da obra que nós tanto precisamos para a travessia na Grande Florianópolis e que é tão importante para o Transporte Rodoviário de Cargas”, comentou.

Na videoconferência, transmitida pelo canal do Youtube da Fiesc, Aguiar ressaltou ainda a importância das ações da Câmara. “Julgamos que as ações da Câmara são extremamente importantes para consolidar Santa Catarina como Estado fundamental para o desenvolvimento econômico nacional. Essa é a nossa batalha no dia a dia, tentando equacionar as questões de infraestrutura que são tão importantes para o Estado”, afirmou.

Também participaram do encontro os senadores Esperidião Amin e Jorginho Mello, além de deputados estaduais e federais.

BR-101 Sul- O diretor-presidente da CCR Via Costeira, Fausto Camilotti, informou que a concessionária assume o trecho sul da BR-101, oficialmente, no dia 7 de agosto. Os trabalhos iniciais preveem a recuperação do pavimento e da sinalização horizontal e vertical, revitalização de obras de arte (como a ponte Anita Garibaldi), sistemas de drenagem, capina roçada e coleta de lixo.

No total, são estimados investimentos de R$ 7,37 bilhões nos 30 anos de concessão. R$ 3,37 bilhões serão aportados em 98,3 km de faixas adicionais, 70,3 km de vias marginais, 18 passarelas, 42 retornos, 31 acessos renovados, 25 novos pontos de ônibus e 168,6 km com nova iluminação. Outros R$ 3,99 bilhões serão aplicados na conservação, manutenção e monitoramento da rodovia (serão instaladas 235 câmeras que vão cobrir todo o trecho), por exemplo. O início da cobrança de pedágio está previsto até agosto de 2021. Serão quatro praças nos 220 km concessionados, com tarifa prevista de R$ 1,97 por praça. “Sabemos da economia forte e o que representa Santa Catarina para o nosso portfólio. Estamos bastante satisfeitos com a conquista do leilão e temos compromissos importantes em razão de investimentos previstos no contrato”, afirmou Camilotti.

 “A concessão é bem-vinda porque mantém o investimento que a União fez em Santa Catarina, além de melhorar a segurança e as condições de trafegabilidade da rodovia, que, certamente, darão mais competitividade ao sul do país”, afirmou Aguiar, da FIESC. Ele também destacou o novo modelo de contrato firmado, que prevê elementos como a revitalização da rodovia antes do início da cobrança de pedágio. “Isso dá mais segurança tanto para a concessionária quanto a população e mostra a maturidade na construção de um bom contrato”, completou. Aguiar também destacou a importância de se instituir a cobrança de pedágio por quilômetro rodado (sistema free flow). O senador Esperidião Amin informou que há um projeto de lei tramitando no Senado que regulamenta esse modelo no país.

Além disso, o diretor-geral do Floripa Airport, Ricardo Gesse, falou sobre carga aérea, e o superintendente do Porto de Itajaí, Marcelo Werner Salles, destacou a importância da segunda etapa das obras de ampliação da bacia de evolução do complexo portuário de Itajaí.

Com informações: Assessoria de Imprensa/Fiesc

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