Quase R$ 3 bilhões. Este valor é o estimado para o pacote de investimento em obras para melhorar a mobilidade da BR-101/SC Norte, entre Palhoça e Garuva. O anúncio foi feito durante reunião do Projeto BR-101 do Futuro, nesta quarta-feira, 24 de abril, em Itajaí (Porto) e Florianópolis (Fiesc). As ações são propostas do Grupo Paritário de Trabalho (GPT) da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), cujos trechos com maior destaque estão na Grande Florianópolis e Itajaí.
Na região de Biguaçu, São José e Palhoça, em um trecho de 47 quilômetros, por exemplo, a proposta prevê intervenções em ruas laterais, pontes, retornos e plano de aumento da capacidade. Esse grupo de obras está calculado em cerca de R$ 700 milhões (valor base 2017 – veja detalhamento abaixo). Já entre Piçarras, Penha, Navegantes, Itajaí, Balneário Camboriú e Itapema, em 55 quilômetros, a proposta é realizar intervenções como: construção de ruas laterais, retorno em desnível, viadutos, pontes, readequação de trevo, melhoria de acesso, construção de túneis, implantação de agulha e passagem em desnível. Esse conjunto soma aproximadamente R$ 1,5 bilhão (valor base 2017).
O valor exato das obras, no entanto, só será possível saber no momento da conclusão dos projetos executivos correspondentes. Além disso, o conjunto de melhorias propostas prevê ainda cerca de R$ 440 milhões para o trecho da BR-101 nos demais municípios entre Garuva e Palhoça. As obras propostas já foram analisadas tecnicamente e debatidas no âmbito do Grupo Técnico BR-101 do Futuro. Inclusive, a Fiesc contratou um engenheiro que avaliou o pacote de obras e, a partir disso, a entidade apresentou contribuições. Esse conjunto de melhorias não está contemplado no contrato de concessão da Arteris Litoral Sul, concessionária da BR-101 Norte.
Para executar os investimentos, é necessária a aprovação da agência reguladora e avaliação do Tribunal de Contas da União (TCU). Para as reuniões desta quarta-feira, a Fiesc convidou prefeitos e secretários de infraestrutura dos municípios do entorno para discutir medidas de mitigação dos efeitos das obras e sensibilizá-los sobre a importância dos investimentos para a mobilidade do eixo litorâneo.
Ação que, para o membro do Conselho Superior da Fetrancesc, Clodomir Ribeiro, representante da entidade na ocasião, é fundamental. Ele defendeu a atuação política para sensibilização do Governo e órgãos relacionados a fim de executar este pacote de investimentos. “Esta preocupação é pertinente, porque só o Contorno Viário não vai resolver os problemas de mobilidade da Grande Florianópolis. E toda a extensão também, como os Contornos de Itajaí e Joinville”, disse.
Justamente a mobilidade destas regiões, destocou Ribeiro, prejudica a todo o setor produtivo, uma vez em que comportam alto tráfego de caminhões. Ele lembrou que a hora do caminhão parado tem custo fixo de R$ 100, além do custo variável e dos impactos que eles causam por estarem em um congestionamento em termos de entrega das cargas.
Menos de 50% do previsto foi investido na BR-101/SC – A informação apresentada pelo engenheiro, Newton Gava, consultor da Arteris Litoral Sul, é de que apenas R$ 5,3 bilhões dos R$ 11 bi previstos para investimentos entre 2009 e 2018 foram aplicados na BR-101 de Santa Catarina. Isso representa 48,2% do total. “Essa é uma dívida muito grande que o Governo Federal tem com Santa Catarina, apesar de ser um dos Estados que mais produzem e arrecadam”, comentou Ribeiro ao salientar a necessidade de atuação política para aplicar estes investimentos em mobilidade na rodovia.
Detalhamento de obras no trecho da BR-101 na Zona Metropolitana de Florianópolis:
Valor de investimentos: R$ 700 Milhões
47 km de Aumento de Capacidade
6 Viadutos em Marginal
11 Passarelas
12,8 km de Terceira Faixa
26,7 km de Terceira Faixa em Marginal
8 km de Marginais
2 Pontes em Marginais
1 Retorno em Viaduto
Detalhamento de obras do trecho entre Piçarras, Penha, Navegantes, Itajaí, Balneário Camboriú e Itapema:
Valor de investimentos: R$ 1,5 bilhão:
4,5 km de Terceira Faixa
2 Complementações de Trevos
7 Pontes em Marginais
2 Retorno em Viaduto
34 km de Marginais
4 Viadutos em Marginais
1 Reconstrução de ponte
2 Alças de trevo
1 Acesso a inverter
1 Acesso a implantar
1 Trevo em viaduto
2,2 km de Faixa Adicional
2 Pontes em Marginais
15 Viadutos em Marginais
2 Túneis duplos
Detalhamento para as demais regiões
Investimento estimado: R$ 440 milhões
Algumas das principais ações sugeridas na BR-101, de Garuva a Barra Velha:
21 km Terceira Faixa
6 Viadutos em Marginais
3 km de Marginais
2 retornos em viaduto
Algumas das principais ações sugeridas na BR-101, Tijucas a Gov. Celso Ramos:
3 Viadutos em Marginais
3 Pontes em Marginais
2 Complemento de Trevo em Desnível
2 Retornos em Viaduto
18 km de Marginais