Desde que assumiu o trecho Sul da BR-101 em Santa Catarina, a CCR ViaCosteira vem realizando trabalhos visando proporcionar mais segurança e conforto aos usuários e à comunidade. Prova disso são as câmeras instaladas nas passarelas pela empresa ao longo da rodovia. São 40 câmeras instaladas em 20 passarelas, totalizando duas câmeras por passarela com 100% de visão do local.
Os equipamentos são geridos pelas equipes que atuam no Centro de Controle Operacional (CCO) da Concessionária, 24 horas por dia, todos os dias da semana. Em caso de qualquer anormalidade, a equipe de Atendimento 24 horas mais próxima do local é chamada para que o atendimento aconteça no menor tempo possível.
O intuito das câmeras é, em primeiro lugar, aumentar a segurança dos moradores das comunidades locais e da população que utiliza as passarelas. Além disso, elas também têm o objetivo de zelar pelo patrimônio público, pois através delas, é possível acompanhar integralmente as passarelas, fazendo com que o tempo de atendimento seja ainda menor, uma vez que as equipes que atuam no CCO farão esse acompanhamento 24 horas, podendo acionar imediatamente as viaturas para o local da ocorrência. Esses equipamentos integram as ações que fazem parte do Programa de Exploração da Rodovia (PER) e do contrato de concessão.
Rodovia 100% monitorada – A CCR ViaCosteira prevê, ainda, a instalação de 265 câmeras ao longo do trecho até o 36º mês de concessão. Essas câmeras farão o monitoramento de 100% do trecho administrado pela empresa, entre Paulo Lopes e Passo de Torres. Importante destacar que as câmeras serão equipadas com um moderno sistema de detecção automática de incidentes, que avisa o CCO em caso de qualquer anormalidade no trecho, o que agiliza os atendimentos e melhora ainda mais a qualidade da prestação de serviços.