A partir desta segunda-feira, 24, motoristas que circularem pelas estradas estaduais e federais em Santa Catarina poderão se deparar com o carro da Pesquisa CNT de Rodovias 2024. O automóvel saiu no início da tarde da sede da Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística no Estado de Santa Catarina (Fetrancesc,) em Florianópolis, em direção à BR-282, primeira estrada a ser verificada.
O veículo, com um motorista e um pesquisador, vai percorrer cerca de 3,5 mil quilômetros em 30 dias para coletar informações sobre a malha rodoviária pavimentada no estado. Todo o trajeto é gravado por câmeras instaladas no capô e no teto do carro. Durante a viagem, o pesquisador registra uma série de parâmetros técnicos, que serão compilados e analisados pela CNT. O carro, devidamente identificado, precisa circular em velocidade média de 60km/h.
A pesquisa, realizada pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT) em parceria com as federações estaduais do setor, é o maior estudo sobre infraestrutura rodoviária no Brasil e é frequentemente usada pelos governos Federal e Estadual no planejamento de ações. Além de Florianópolis, o pontapé inicial para a edição deste ano aconteceu simultaneamente em outras 12 cidades brasileiras.
“Tivemos o prazer de darmos o start da pesquisa aqui em Florianópolis. O estudo é de muita valia para o setor do Transporte Rodoviário de Cargas, pois permite programar melhor as rotas usadas pelos caminhões. Também é fundamental para os gestores públicos e para a população em geral”, afirmou o vice-presidente da Fetrancesc e do Setram (Sindicato das Empresas de Logística e Transportes de Cargas da Região da Amure), Riberto Lima.
Estiveram presentes os presidentes do Sitransc, Lorisvaldo Piucco; o diretor político institucional da Fetrancesc, Clodomir Ribeiro Alves; o diretor-executivo da Fetrancesc, Renato Macedo, além de empresários e representantes dos sindicatos e do Sest Senat.
Classificação
O objetivo é construir um mapa das estradas brasileiras para entender as condições de trafegabilidade e segurança das vias. O estudo abrange 100% da malha federal pavimentada e das rodovias concedidas, além dos principais trechos estaduais pavimentados. São avaliadas três características: pavimento (ex. condição da pista e do acostamento); sinalização (ex: faixas adicionais e laterais, visibilidade e legibilidade das placas); e geometria da via (ex: tipo de rodovia, curvas perigosas e presença de acostamento).
As estradas serão classificadas como ótima, boa, regular, ruim ou péssima. Em todo Brasil, a previsão é percorrer 112.053 quilômetros de rodovias em um mês.
De acordo com o gerente executivo de estatística e pesquisa da CNT, Jefferson Cristiano, os problemas da malha rodoviária geram aumento estimado na ordem de 32% de custo operacional na realização do serviço de transporte. “Por conta das condições ruins da rodovia, há consumo excessivo de combustível. Em torno de R$ 7,5 bilhões poderiam ser economizados se as rodovias estivessem em perfeito estado”, disse. Além disso, a emissão de gás carbônico desnecessária é estimada em 3 milhões de toneladas.
Dados gerais – Santa Catarina – Resultados da Pesquisa CNT de Rodovias de 2023
Número de acidentes nas rodovias federais: 7.789
Número de mortos em rodovias federais: 364
Custo estimados dos acidentes em rodovias federais: 382,16 milhões
Número de pontos críticos: 34
Necessidade de investimento: R$ 3,7 bilhões para ações emergenciais (reconstrução e restauração) e manutenção