Petrobras anuncia mudanças na prática de preços do diesel

  1. Início
  2. Notícias
  3. Petrobras anuncia mudanças na prática de preços do diesel

Petrobras anuncia mudanças na prática de preços do diesel

A Diretoria Executiva da Petrobrás aprovou nesta segunda-feira, 25 de março, alterações na periodicidade de reajuste nos preços do diesel. Os preços do diesel nas refinarias, que correspondem a cerca de 54% dos preços ao consumidor final, serão reajustados por períodos não inferiores a 15 dias. Serão utilizados mecanismos de proteção, como o hedge com o emprego de derivativos, cujo objetivo é preservar a rentabilidade de suas operações de refino.

De acordo com a empresa será mantida a observância de preços de paridade internacional (PPI). Com isso, a Petrobras se abstém, portanto, de práticas que poderiam caracterizar o exercício de poder de monopólio, já que possuímos 98% da capacidade de refino do Brasil.

Sobre este aspecto, vale notar que pesquisa abrangendo 163 países – vide Globalpetrolprices.com – revela que o preço do diesel ao consumidor final no Brasil é 18% inferior à média global e ocupa a 57ª posição, sendo, portanto, inferior aos preços observados em 106 países.

Ficam mantidos os princípios que balizam a prática de preços competitivos, como preço de paridade internacional (PPI), margens para remuneração dos riscos inerentes à operação e nível de participação no mercado.

Foi divulgado ainda que a subsidiária, Petrobras Distribuidora S.A. (BR), está desenvolvendo para implantação num período estimado em 90 dias cartão de pagamentos que viabilizará a compra por caminhoneiros de litros de diesel a preço fixo nos postos com a bandeira BR (Cartão Caminhoneiro). O Cartão Caminhoneiro servirá como uma opção de proteção da volatilidade de preços, garantindo assim a estabilidade durante a realização de viagens.

Compartilhe este post