A infraestrutura de Santa Catarina deverá receber R$ 1 bilhão de investimentos. Só para a manutenção e recuperação de vias, devem ser aplicados R$ 74 milhões em 2019. O plano de ação da pasta foi apresentado pelo secretário de estado de infraestrutura, Carlos Hassler, em reunião conjunta da Câmara de Transporte e Logística da FIESC e do Conselho de Infraestrutura, na sede da Federação, em Florianópolis. No encontro, que reuniu autoridades da área nesta quarta-feira, 22 de maio, o diretor-presidente da SCPar Porto de Imbituba, Jamazi Alfredo Ziegler, também apresentou um panorama do porto.
O coordenador da Fetrancesc e participante da reunião, Alan Zimmermann, falou que além de novos investimentos, é necessário recursos para a manutenção das estradas. “Os transportadores precisam que as rodovias estejam em boas condições para que possam trabalhar com segurança e celeridade”, falou. O encontro resgatou demandas urgentes do setor de infraestrutura de Santa Catarina, em todos os modais. “Precisamos definir uma política de transporte de passageiro e carga no estado”, destacou o secretário-executivo da Câmara de Transporte e Logística da FIESC, Egídio Martorano.
Em sua exposição, o secretário de Infraestrutura, Carlos Hassler, explicou os principais desafios da pasta e apontou os eixos focais de atuação no setor para este ano: a reestruturação da gestão; a ampliação e busca por investimentos; a manutenção do patrimônio rodoviário e a ampliação da integração entre os modais no estado.
Entre as primeiras medidas que devem ser tomadas está a incorporação do Deinfra pela Secretaria de Infraestrutura o que, para ele, deve facilitar os processos de gestão. No setor aeroviário, para este ano, o foco é ativar o aeroporto de Correia Pinto e aprimorar condições do aeroporto de São Miguel do Oeste. De acordo com Hassler, o governo também prevê ações de segurança e patrulhamento das vias. Entre as iniciativas previstas para a manutenção e recuperação das rodovias, o grande destaque é o Projeto Recuperar, que deve aplicar R$ 74 milhões em 2019. “O projeto vem com a proposta de agilizar os processos de forma emergencial, ampliando a capacidade de atuação da infraestrutura”.
Os recursos a serem aplicados no setor do estado devem vir de financiamentos e formas de arrecadação como multas, percentuais de cotas de impostos, além de outras formas de investimentos.
Outro ponto destacado por Hassler é a diversificação de transportes. “Recebemos a notícia triste que o governo federal não investirá em ferrovias em Santa Catarina. Mas estamos atrás de parceiros para conseguir recursos. Nosso objetivo é fomentar matrizes de transporte intermodais equilibradas”, afirmou.
No encontro desta quarta-feira, o diretor-presidente da SCPar Porto de Imbituba, Jamazi Alfredo Ziegler apresentou a situação atual e as perspectivas do porto, que cresceu 16,5% de 2017 para 2018. “O sucesso do porto não depende só do porto, depende da gestão, de ações do governo, e até de movimentos de mercado”, pontuou.
Na reunião da Câmara de Transporte e Logística da FIESC e do Conselho de Infraestrutura, também houve a discussão de apoio institucional às obras de melhorias na BR-101 do Trecho Norte e das tratativas do encaminhamento de ofícios ao TCU e à ANTT sobre o tema.
Assessoria de Comunicação – Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina