Plataforma Ambiental do Transporte reúne informações estratégicas do Programa Despoluir

  1. Início
  2. Notícias
  3. Plataforma Ambiental do Transporte reúne informações estratégicas do Programa Despoluir
Plataforma Despoluir

Plataforma Ambiental do Transporte reúne informações estratégicas do Programa Despoluir

A CNT (Confederação Nacional do Transporte) lançou a Plataforma Ambiental do Transporte como uma ferramenta inovadora de gestão ambiental fundamental aos técnicos e coordenadores do Despoluir.

A plataforma auxilia os usuários, pois disponibiliza dados de atendimentos prestados pelo programa em tempo real, com eficiência e intuitividade. Nela, é possível gerar relatórios inteligentes e dinâmicos, com maior segurança de dados.

Além da plataforma, a Gerência Ambiental da CNT lançou, na terça-feira (26), mais uma importante funcionalidade na ferramenta: os painéis de consulta interativa. Essa função informa as federações sobre o desempenho de atendimentos efetuados a novos transportadores ingressantes no Programa Despoluir.

Segundo a coordenadora do Despoluir em Santa Catarina, Camila Vaz, a iniciativa permite a visualização de dados concretos e relevantes sobre o andamento do programa. “Agora, temos uma visão real do potencial do programa e do trabalho realizado pelas equipes. Só em 2023, por exemplo, realizamos 9.752 aferições, número acima da meta estimada, o que comprova que tivemos uma produtividade de 107,5%”, afirmou Camila.

Indicadores

Esses indicadores implementados permitem, ainda, a comparação do total de empresas e autônomos atendidos em relação ao ano anterior. Para se ter uma ideia, apenas nos dois primeiros meses deste ano, o Despoluir já atendeu a mais de 740 empresas inéditas, o que já representa 22% da quantidade total de transportadores visitados no mesmo período.

“Esse indicador demonstra que o programa tem grande capacidade de expansão, em vista de dois fatores importantes: reconhecimento do setor frente à qualidade do serviço prestado pelas equipes técnicas; e o investimento cada vez maior das empresas de transporte em iniciativas de responsabilidade ambiental”, afirma o diretor executivo da CNT, Bruno Batista.

O Despoluir é um Programa Ambiental do Transporte, desenvolvido pela CNT e pelo SEST SENAT e executado pelas federações e unidades operacionais de todo o Brasil. O programa tem se consolidado como uma das maiores referências nacionais na execução de serviços ambientais ao setor transportador. Ao longo de seus 16 anos de atuação, o Despoluir atendeu mais de 55 mil transportadores, totalizando mais de 4,3 milhões de avaliações de veículos distribuídos por todo o território brasileiro.

Fonte: CNT

Compartilhe este post