O presidente do Setracajo, Jácomo João Isotton Neto, participou, na tarde de 12 de setembro, do painel “Potencial Logístico Regional: Desbloqueando Oportunidades e Desafios do Mercado”, durante a Expoinovação 2024. O evento, realizado nos dias 11 e 12 de setembro no Expocentro Edmundo Doubrawa, em Joinville, reuniu líderes do setor para discutir o futuro do mercado logístico na macrorregião.
Ao lado de Marco Leão, representante da Dogana Brasil, e Jonas Tilp, da Tilp Desenvolvimento Imobiliário Ltda, Jácomo abordou as amplas oportunidades que a região, abrangendo Joinville, Araquari, Balneário Barra do Sul, Barra Velha, São Francisco do Sul, São João do Itaperiú, Garuva e Itapoá (municípios da base do Setracajo), apresenta para investimentos logísticos.
“A nossa macrorregião possui um grande potencial de crescimento, impulsionado por três portos operacionais e mais dois em desenvolvimento, que são essenciais para atrair investimentos da iniciativa privada. Contudo, é imprescindível que os entes públicos, sejam eles federal, estadual ou municipal, tenham uma visão de futuro e priorizem os investimentos necessários em infraestrutura”, enfatizou Jácomo.
Durante sua apresentação, o presidente também ressaltou a importância do apoio ao Projeto de Lei Complementar que discute o Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico Municipal (PEDEM). Este projeto visa expandir o Eixo Sul, promovendo a integração entre empresas, mão de obra e favorecendo a mobilidade urbana.
“Atualmente, mais de 861 empresas de transporte e logística estão instaladas em nossa base regional e muitas outras estão chegando devido ao nosso potencial. Com a conclusão da reforma do auditório do Setracajo, iremos promover um evento para divulgar esse projeto e atrair novos associados”, comentou Jácomo.
ICMS da região
Além disso, ele destacou que a arrecadação do ICMS em Santa Catarina alcançou cerca de R$ 30 milhões em 2023, sendo 15% desse total proveniente da região do Setracajo. Essa arrecadação é proporcionalmente devolvida aos municípios, evidenciando a relevância do setor logístico para a economia local. “Hoje, dos 2.569.865 milhões de empregos formais em Santa Catarina, 1.035.541 são provenientes do setor de serviços, uma valorização significativa do nosso segmento”, concluiu.
Jácomo reafirma o compromisso do Setracajo em promover o desenvolvimento sustentável e a transformação econômica da região, fortalecendo e expandindo sua posição como um polo logístico estratégico no Brasil.
Fonte: Setracajo