Os problemas de infraestrutura em rodovias federais e estaduais que cortam Santa Catarina predominaram nas falas de parlamentares em tribuna durante a Sessão Ordinária de quinta-feira (8).
Morro dos Cavalos
Na BR-101, no trecho do Morro dos Cavalos, o deputado Mário Motta (PSD) propôs medidas paliativas que podem contribuir para o tráfego, enquanto não há a decisão definitiva sobre a melhor solução para o trânsito e a segurança no local. O parlamentar defendeu investimentos em duas rodovias estaduais, a SC-108, entre Anitápolis e Santa Rosa de Lima, e a SC-435, entre São Martinho e São Bonifácio.
“Estas duas estradas são asfaltadas até suas extremidades, com apenas uma ligação sem pavimentação. Se concluída, garantiria maior conectividade entre a Grande Florianópolis, a Serra e o Sul do estado, encurtando o trajeto em mais de 100 Km, em caso de bloqueio do Morro dos Cavalos. Esta rota seria estratégica, já que ainda teremos de dois a três anos para uma conclusão definitiva no local.
Motta também avaliou se a construção de um contorno viário, apresentada pelo Governo do Estado seria, de fato, a melhor solução para aquele trecho.
“O Morro tem um aclive, um platô e um declive, e chama a atenção que o ponto previsto para o início do contorno é praticamente no vértice do Morro, permanecendo o risco de novos deslizamentos em vários pontos que antecedem o acesso. Além disso, diferente do projeto dos túneis, que já tem licenciamento ambiental e atualização, a opção pelo contorno exigiria o início de todo o processo. Com respeito às diferentes opiniões, defendo que os caminhos mais assertivos seriam avançarmos com a construção de pelo menos um túnel e priorizarmos estas rodovias alternativas”, concluiu.
BR-280
Já o coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Duplicação da BR-280, o deputado Maurício Peixer (PL) foi enfático em cobrar ações efetivas e imediatas do Governo Federal para a situação colapsada dessa rodovia federal, que segundo ele está totalmente abandonada. “Não dá mais para esperar. Essa rodovia federal é o retrato da ineficiência desse Governo”, pontuou o parlamentar.
Ele informou que lançou o abaixo assinado “ Em defesa da BR 280”, nas suas redes sociais e que em apenas um dia contabilizou mais de mil assinaturas. Peixer reforça que em um dos trechos mais críticos da rodovia, em Araquari, circulam por dia mais de 50 mil veículos, especialmente caminhões com destino ao Porto de São Francisco do Sul. Ainda, de acordo com PRF/SC, a BR-280 tem registrado índices alarmantes de acidentes e mortes.
“ Vidas estão sendo ceifadas nessa rodovia, que é a rota da morte”, observou citando o grave acidente do final de semana que matou duas senhoras de um grupo da terceira idade de Balneário Rincão. “Retornavam dos Jogos Abertos da Terceira Idade e perderam a vida nessa rodovia”, disse.
“O luto é de todos nós. Enquanto parlamentar, reforço o que venho dizendo há anos: a duplicação da BR-280 não pode mais esperar. Chega de descaso. Chega de promessas. Precisamos de ações concretas — por respeito às vítimas e por justiça às famílias”, disse. Para ele, essa rodovia tem que ser estadualizada e, posteriormente, terceirizada.
Sua manifestação ganhou apoio do deputado Matheus Cadorin (Novo) que concordou que é necessário ações concretas para mudar essa realidade da 280. “É uma causa de todos nós, da Bancada do Norte, tem que ser resolvida”, destacou.
BR-101, sentido Norte
Endossando as críticas da situação das rodovias federais, o deputado Thiago Morastoni (Podemos) destacou que a BR-101, sentido Norte, está colapsada e necessita urgente de soluções. “As pessoas que ali transitam enfrentam a qualquer hora do dia, todos os dias, problemas de engarrafamento e acidentes, um verdadeiro caos urbano”, disse. O deputado acrescentou que ele mesmo, no dia de sua posse, na terça-feira (6) ficou três horas preso em um engarrafamento na 101.
“Os 11 municípios que integram a Amfri estão fazendo a sua parte. Itajaí mesmo investiu mais de R$ 1 bilhão em infraestrutura”, informou o parlamentar. Ele acredita que a solução passa pela Arteris. “A construção de uma terceira faixa é urgente”, opinou.
Fonte: Alesc | Foto: Morro dos Cavalos, Arteris Litoral Sul