Na quarta-feira, 20 de setembro, foi realizado, no Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas de São Paulo e Região (Setcesp), o evento “Conferência Setcesp – Tarifas de Frete e o Marco Regulatório no TRC”, que reuniu centenas de transportadores na sede da entidade, em São Paulo, para debater os principais pontos desses dois assuntos tão relevantes para o setor.
O presidente o sindicato, Tayguara Helou, abriu o encontro falando sobre o propósito de reunir os temas em um só evento. “As tarifas de frete e o Marco Regulatório são assuntos que estão ligados um ao outro. O Marco vem para disciplinar e formalizar o nosso setor de forma efetiva, pois hoje nós temos legislações que precisam ser ajustadas, mas também sabemos que ainda há informalidades e pontos a serem definidos, o que reflete diretamente na qualidade e na forma que as tarifas são praticadas”, enfatizou Tayguara.
Para falar sobre o Marco Regulatório do TRC o evento recebeu o diretor do Datapar, Marcio José Lopes, que apresentou os “Aspectos Relevantes do Projeto de Lei do Marco Regulatório do TRC”. Para Lopes, que participou da formação do PL 4.860/2016 desde o início e auxiliou a relatoria na formação do texto base e nas negociações junto ao Governo, Ministérios, entidades empresariais, setor agrícola, autônomos, entidades laborais e ANTT, discutir o tema com o setor é extremamente importante.
“Nós temos a obrigação de passar para o setor o que está sendo feito e o porquê está sendo feito no Marco Regulatório do TRC. O que eu quero mostrar é como foi realizada a leitura, em retrospectiva, ou seja, fruto do histórico que já temos para assim compor o texto do projeto”, declara Marcio José Lopes.
Após a palestra foi formada uma mesa de debate, que abordou os principais pontos levantados por Lopes, e que foi composta por ele, por Tayguara Helou, o presidente da Fetcesp e da Seção do Transporte Rodoviário de Cargas da CNT, Flávio Benatti, e pelo Membro do Conselho Político e ex-presidente da NTC&Logística, Geraldo Vianna.
A segunda palestra do evento “Defasagem do frete – Causas e Efeitos”, foi ministrada por Tayguara Helou, que comentou os dados da Pesquisa de Mercado realizada pela NTC&Logística em parceria com a ANTT, divulgada no CONET&Intersindical do Rio de Janeiro, e que apontou a “Defasagem dos Fretes” do setor.
Em sua apresentação, Tayguara fez um comparativo da edição da pesquisa divulgada no segundo semestre de 2016 com a mais recente que contempla o primeiro semestre de 2017, a qual mostrou que apenas 9,7% das empresas pesquisadas conseguiram reajustar o valor do seu frete neste ano. Helou ressaltou a importância da cobrança correta das generalidades do TRC enfatizando que a defasagem média do frete, contemplando carga fracionada e carga lotação, chegou a 14,3%.
“Esse é o momento de o setor ir ao mercado e buscar um equilíbrio nas suas tarifas de fretes, pois o Brasil está se recuperando e o TRC precisa de oxigenação para investir na qualidade do serviço prestado e assim contribuir para essa recuperação”, afirmou o presidente do Setcesp.
A mesa de discussão sobre a importância da cobrança correta das tarifas, também mediada por Tayguara Helou, além do proprietário da Braspress e vice-presidente da NTC&Logística, Urubatan Helou, do proprietário da Patrus Transportes Urgentes, Marcelo Patrus, e os proprietários da Expresso Mirassol, Markenson Marques da Cargolift e Celso Rodrigues Salgueiro Filho.
O conteúdo das palestras na íntegra já estão disponíveis do SlideShare da entidade e podem ser consultados aqui.
Com informações: Assessoria de Imprensa Setcesp