O assessor jurídico do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do Oeste e Meio Oeste Catarinense (Setcom) e vice-diretor institucional da Fetrancesc, Ederson Vendrame, e o presidente da Fetranspar, coronel Sérgio Malucelli, entregaram em Curitiba (PR), nesta terça-feira, 25, um documento destacando a urgente necessidade de investimentos na BR-153, que liga Santa Catarina ao Paraná.
O material, produzido pela equipe do Setcom, inclui vídeos e fotos que ilustram os desníveis e graves problemas estruturais do asfalto, que têm causado grandes prejuízos aos transportadores de cargas e aumentado significativamente o risco de acidentes.
“A apresentação do documento representa um passo muito importante para mobilizar os recursos necessários e programar as melhorias exigidas com urgência. O Setcom e a Fetrancesc estão cumprindo seu papel de representar os transportadores e, além disso, auxiliar a sociedade como um todo”, reitera Vendrame.
O trecho específico fica entre União da Vitória e General Carneiro, que está sob a jurisdição do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) do Paraná. Por isso, o material foi apresentado na capital paranaense ao superintendente do DNIT, Hélio Gomes da Silva Júnior.
Os reparos feitos recentemente, como a instalação de drenos, não resolveram as questões estruturais, pois o problema reside na base do asfalto. Como resultado, será necessário remover o asfalto existente e refazer toda a base, revelou o representante do DNIT.
Durante a reunião, o DNIT informou que, como o trecho mencionado não está incluído no projeto de concessão, ele permanecerá sob a responsabilidade do DNIT e, portanto, as melhorias necessárias serão realizadas diretamente pelo órgão federal.
Ainda segundo Hélio Gomes da Silva Júnior, uma equipe técnica da empresa que supervisiona este trecho foi chamada para elaborar um projeto detalhado com a melhor solução para a recuperação da área. Esse projeto deverá ser apresentado o quanto antes para que seja enquadrado no orçamento atual ou para que se faça uma solicitação adicional de recursos.
Além disso, foi informado que o trecho da BR-476, que também apresenta muitos defeitos, foi contemplado recentemente em um processo licitatório sob o sistema Crema (Contrato de Recuperação e Manutenção), similar ao utilizado em Santa Catarina. A reforma deste trecho está programada para começar ainda este ano.
Fonte: Setcom