Reunião de diretoria da Fetrancesc debate impactos do biodiesel no transporte

  1. Início
  2. Notícias
  3. Reunião de diretoria da Fetrancesc debate impactos do biodiesel no transporte
Reunião de diretoria da Fetrancesc debate impactos do biodiesel no transporte

Reunião de diretoria da Fetrancesc debate impactos do biodiesel no transporte

Nesta terça-feira, 18, foi realizada uma nova reunião de Diretoria da Fetrancesc, de forma online. O vice-presidente da entidade, Riberto Lima, conduziu o encontro, que contou também com a participação da gerente executiva ambiental da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Erica Marcos, que abordou o tema do biodiesel e os desafios e impactos no setor de transporte rodoviário de cargas.

“Estudos apontam que os 14% da mistura obrigatória de biodiesel ao diesel fóssil são prejudiciais aos caminhões. É importante que os empresários do setor relatem suas experiências sobre o uso do biodiesel”, explicou Erica Marcos.

Para março de 2025 estava prevista a adição de 15% de mistura, mas foi suspensa pelo Ministério de Minas e Energia. Os empresários que tiverem interesse em relatar e registar sua experiência com o uso do biodiesel em seus caminhões, devem fazer o relato junto à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e à Controladoria Geral da União (CGU), neste LINK.

Outra importante participação na reunião da Fetrancesc foi do consultor de gestão administrativa e tributária Felipe dos Passos e do auditor Célio Hoepers, da Secretaria de Estado da Fazenda, que contribuíram com as informações de que, a partir do mês de abril, os contribuintes catarinenses que emitem a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) com benefício fiscal deverão realizar o preenchimento do campo cBenef – Código de Benefício Fiscal nesses documentos.

De acordo com Felipe dos Passos, o setor de transporte rodoviário de cargas ainda não tem a obrigatoriedade de aplicação desta regra:

“Neste momento, não se vê necessidade. A transportadora é um setor mais simples, mas se encontrarmos necessidade podemos retomar esse assunto e rediscutir a situação”, explicou o consultor.

>>> Leia mais: Contribuinte deverá informar código de benefícios fiscais (cBenef) em notas a partir de abril em SC

Agenda institucional

A reunião também apresentou as ações da Fetrancesc no último mês, que consistiram no reforço da pauta da infraestrutura nas estradas catarinenses e as preocupações com a otimização do contrato de concessão da BR-101 Norte pela Arteris.

Finalizando o encontro, os membros da diretoria ainda discutiram assuntos jurídicos e trabalhistas e de sustentabilidade ambiental e social.

Parceiros em destaque

O encontro também teve a participação da Racon Consórcios, um dos parceiros da plataforma Feconecta. Para saber mais sobre a Racon, basta acessar o site: www.racon.com.br.

Compartilhe este post