Nesta terça-feira, 18, foi realizada uma nova reunião de Diretoria da Fetrancesc, de forma online. O vice-presidente da entidade, Riberto Lima, conduziu o encontro, que contou também com a participação da gerente executiva ambiental da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Erica Marcos, que abordou o tema do biodiesel e os desafios e impactos no setor de transporte rodoviário de cargas.
“Estudos apontam que os 14% da mistura obrigatória de biodiesel ao diesel fóssil são prejudiciais aos caminhões. É importante que os empresários do setor relatem suas experiências sobre o uso do biodiesel”, explicou Erica Marcos.
Para março de 2025 estava prevista a adição de 15% de mistura, mas foi suspensa pelo Ministério de Minas e Energia. Os empresários que tiverem interesse em relatar e registar sua experiência com o uso do biodiesel em seus caminhões, devem fazer o relato junto à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e à Controladoria Geral da União (CGU), neste LINK.
Outra importante participação na reunião da Fetrancesc foi do consultor de gestão administrativa e tributária Felipe dos Passos e do auditor Célio Hoepers, da Secretaria de Estado da Fazenda, que contribuíram com as informações de que, a partir do mês de abril, os contribuintes catarinenses que emitem a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) com benefício fiscal deverão realizar o preenchimento do campo cBenef – Código de Benefício Fiscal nesses documentos.
De acordo com Felipe dos Passos, o setor de transporte rodoviário de cargas ainda não tem a obrigatoriedade de aplicação desta regra:
“Neste momento, não se vê necessidade. A transportadora é um setor mais simples, mas se encontrarmos necessidade podemos retomar esse assunto e rediscutir a situação”, explicou o consultor.
Agenda institucional
A reunião também apresentou as ações da Fetrancesc no último mês, que consistiram no reforço da pauta da infraestrutura nas estradas catarinenses e as preocupações com a otimização do contrato de concessão da BR-101 Norte pela Arteris.
Finalizando o encontro, os membros da diretoria ainda discutiram assuntos jurídicos e trabalhistas e de sustentabilidade ambiental e social.
Parceiros em destaque
O encontro também teve a participação da Racon Consórcios, um dos parceiros da plataforma Feconecta. Para saber mais sobre a Racon, basta acessar o site: www.racon.com.br.