O setor empresarial apoiou as medidas do Governo do Estado de Santa Catarina para combate e contenção da transmissão da Covid-19. Inclusive, as federações integrantes do Cofem/SC se colocaram à disposição para auxiliar o Poder Público na articulação junto aos hospitais privados.
O posicionamento foi durante reunião no final desta segunda-feira, 1º de março, do Grupo Econômico do Estado – o qual as federações do Cofem integram –, secretários de Estado e empresários do setor de hospitais.
Na reunião, o governador, Carlos Moisés, anunciou que nesta terça-feira, 2, o Estado vai lançar edital de licitação para contratar leitos de UTIs nos hospitais privados, de modo a suprir as deficiências das unidades públicas.
A reunião foi convocada após o lockdown que fechou as atividades não essenciais entre às 23 horas de sexta-feira e 6 horas de segunda-feira, que será repetida no próximo final de semana. De acordo com Moisés, quaisquer medidas mais severas poderão ser tomadas individualmente por cada município, tendo em vista a realidade sanitária e de saúde de cada um.
Para o presidente da Fetrancesc, Ari Rabaiolli, presente na reunião, as decisões foram coerentes e, acima de tudo, prudentes. “Ao final de semana, o governo conseguiu coibir as aglomerações que são a maior fonte de transmissão. E, ao mesmo tempo, manteve as empresas funcionando durante a semana, onde aplicamos todos os cuidados sanitários, o que assegurará o abastecimento de todas as necessidades da população. Agora, com a compra de leitos de UTIs na rede privada, certamente será possível atender melhor à demanda atual e futura de pessoas que necessitam de um leito”, comentou o líder do Transporte Rodoviário de Cargas de SC.