Na manhã desta quinta-feira (16 de maio), 187 motoristas de caminhões foram abordados numa blitz educativa, realizada pela equipe da unidade do SEST SENAT de Blumenau, responsável pelo programa “Proteção”, visando combater o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Ação foi realizada entre 09 e 11h30, defronte ao posto da Polícia Militar Rodoviária de Santa Catarina da Itoupava Central. A PMRv-SC é apoiadora da ação.
O setor de transporte convive diariamente com um cenário de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescente. Jovens são levados por aliciadores até os pontos de parada ou postos de combustíveis e oferecidos aos motoristas. O motorista de caminhão tem um papel importante nesse combate, dizendo não a esse tipo de ação.
Na blitz, os motoristas receberam material impresso de conscientização e uma “sacochila” de brinde, com itens de higiene que costumam utilizar nas viagens.
O SEST SENAT de Blumenau é a unidade protetora do programa “Proteção” em Santa Catarina e se antecipou ao dia 18 de maio (sábado), dedicado ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Mas as ações desse tipo são realizadas o ano inteiro, segundo Rejane Cardoso, Coordenadora de Promoção Social SEST.
Assessoria de Comunicação do SEST SENAT Blumenau