O SEST SENAT começará a ofertar, por meio de um projeto-piloto, o curso Jovem Aprendiz – Assistente Administrativo em Transporte na modalidade a distância. A medida tem o objetivo de facilitar a contratação de jovens aprendizes, conforme determina a legislação, onde não existem cursos presenciais para esse público.
A primeira Unidade a disponibilizar a capacitação EaD será Videira (SC), a partir de 19 de agosto. Isso porque uma regulamentação nacional (portaria MTE n.º 723/2012, alterada pela portaria 634/2018) estabelece que a oferta de cursos a distância para jovens aprendizes depende de autorização especial dos auditores do trabalho estaduais. Por enquanto, o SEST SENAT obteve a autorização no estado de Santa Catarina.
Conforme a diretora-executiva nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart, o SEST SENAT está em diálogo com auditores em outros estados para ampliar a oferta por mais Unidades. “O SEST SENAT possui um papel social na formação de jovens para o mercado de trabalho. Por isso, buscamos permitir que cada vez mais pessoas participem do projeto Jovem Aprendiz. Além disso, essa iniciativa permite a formação especializada para o transporte de uma nova geração de profissionais”, explica a diretora.
Por lei (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l10097.htm), a cota de aprendizes está fixada entre 5%, no mínimo, e 15%, no máximo, por estabelecimento. O número deve ser calculado sobre o total de empregados cujas funções demandem formação profissional.
Como funcionará o curso a distância para Jovem Aprendiz – O curso Jovem Aprendiz – Assistente Administrativo em Transporte na modalidade a distância tem carga horária total de 1.280 horas, distribuídas em 400 horas teóricas (que serão cumpridas em EaD no ambiente da empresa) e 880 horas práticas (realizadas no ambiente da empresa, em consonância com os conteúdos teóricos).
Serão realizados apenas seis encontros presenciais, com quatro horas de duração cada, sempre no início e no fim de cada módulo, para apresentação e para avaliação final dos alunos. Esses encontros poderão ocorrer nas empresas de transporte que disponham de estrutura para sediá-los, ou na Unidade do SEST SENAT que promove a capacitação.
As turmas serão orientadas por instrutores do SEST SENAT.
Mais informações estão disponíveis no SEST SENAT de Videira no telefone: (49) 3566-3310 / (49) 3566-4685