Foto: Ford/Divulgação
O Brasil registrou crescimento de 1,8% na venda de caminhões usados durante o mês de julho, conforme informações da Federação Nacional das Associações de Revendedores de Veículos (Fenauto), que reúne os lojistas do setor, sendo tratado como uma reação tímida.
A classificação ocorre especialmente quando comparado com as vendas de automóveis. No entanto, houve uma queda de 22,1% em relação aos dados de julho de 2021. Segundo a Fenauto, naquele mês a venda de caminhões usados foi de 8.614 unidades.
Da mesma forma, no acumulado de 2022 os números recuaram 23,3%. De janeiro a julho, 184.042 caminhões usados foram transferidos no Brasil. Para comparação, no mesmo período de 2021, as transferências somaram 240.048 unidades.
Recuperação do mercado de novos
Segundo o presidente da Fenauto, Enilson Sales, a queda nas transferências de usados tem a ver com o bom desempenho do setor de novos. “A oferta do zero-km está voltado a se aproximar da demanda. Agora, muitos modelos que estavam em falta começaram a ser entregues”, complementa o representante.
Sales aponta que, nessa mesma época de 2021 o cenário era totalmente diferente. Ou seja, por ausência de novos modelos, houve uma corrida em busca dos usados. Como resultado, foi um dos melhores períodos de venda de caminhões usados da história. “Depois disso, o mercado se acomodou e a procura começou a cair”, diz.
Alta dos juros
Ainda conforme o especialista, a retração da demanda por usados também tem ligação com a alta dos preços. Da mesma forma, a disparada da taxa de juros inviabiliza boa parte dos negócios. Isso porque a maioria das vendas é feita por meio de financiamento.
Porém, Sales aposta na alta da venda de caminhões usados no segundo semestre. Conforme o presidente da Fenauto, historicamente o mercado fica mais aquecido a partir de julho. “O Brasil funciona mais rapidamente nesse período do ano”, afirma.
Seja como for, ainda há muitas incertezas no horizonte. Entre as mais preocupantes, Sales cita as falhas nas cadeias de abastecimento. Bem como a inflação alta e a continuidade do aumento das taxas de juros.
Veja a lista dos modelos mais vendidos em julho:
1º Ford Cargo – 2.291;
2º Ford F-400 – 1.482;
3° Volvo FF – 1.439;
4° Mercedes-Benz 1113 – 1.353;
5° Mercedes-Benz 1620 – 882;
6° Mercedes-Benz Axor – 843;
7° Mercedes-Benz 710 – 784;
8° Mercedes-Benz 608 – 780;
9° Volkswagen 8.150 – 703;
10° Mercedes-Benz Atego – 641;
Fonte: Estadão