Vice-presidente da Fetrancesc acompanha assinatura de Ordem de Serviço para elaboração de projetos de obras rodoviária e ferroviárias em SC

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Vice-presidente da Fetrancesc acompanha assinatura de Ordem de Serviço para elaboração de projetos de obras rodoviária e ferroviárias em SC

O vice-presidente da Fetrancesc, Riberto Lima, acompanhou, na noite da última quinta-feira, 27 de outubro, a assinatura da Ordem de Serviço (OS) para execução de projetos rodoviários e ferroviários em Santa Catarina.

O documento assinado pelo governador Carlos Moisés autoriza a realização da execução de dois projetos de novas ferrovias e também para a rodovia litorânea. Os investimentos nos modais têm o objetivo de alavancar o desenvolvimento, melhorar a logística, o transporte e o escoamento da produção.

“Foi uma reunião bem positiva. São projetos interessantes como a rodovia que vai ajudar o trânsito da BR-101. Isso é importante para o nosso setor, especialmente na parte de economia de diesel e ganho de tempo evitando que o caminhão fique parado em filas”, destacou o vice-presidente.

O plano inicial do governo estadual é construir uma rodovia paralela à BR- que ligará Joinville, no Norte de Santa Catarina, até a Grande Florianópolis.

“A reunião foi de extrema importância. Agora temos um documento para cobrar dos próximos governantes a execução desses trabalhos, pois ficou tudo documentado”, explicou Riberto Lima.

Ferrovias

A Ordem de Serviço prevê também a execução de dois projetos ferroviários, sendo o primeiro entre Chapecó, no Oeste do Estado, e Correia Pinto, no Planalto Serrano. O segundo será entre Itajaí e Araquari, no Litoral Norte, chamado de Ferrovia Interportos.

O investimento nas duas obras será de R$ 32 milhões. No primeiro momento, o foco são os traçados que interligam ao chamado Tronco Sul, chegando a São Paulo e ao Centro-Oeste do Brasil.

“As ferrovias, independente das pessoas acharem que concorre com o Transporte Rodoviário de Cargas, ela vai auxiliar pois virá mais movimentação de carga. O trem, por exemplo, não entra dentro da fábrica e isso é um trabalho para os caminhões”, explicou o Riberto Lima.

O corredor ferroviário catarinense terá 319 km e fará a ligação de Correia com Chapecó, auxiliando no escoamento da produção do agronegócio. Além disso, a projeção é que, pelos trilhos, poderão ser transportados até 20 milhões de toneladas por ano, abastecendo toda a agroindústria catarinense com grãos e insumos agrícolas e industriais. A rota também será uma via de exportação dos produtos catarinenses para o mercado do Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.

Ferrovia Interportos

A Ferrovia Interportos terá 62 quilômetros e ligará Itajaí, o segundo maior complexo portuário do país a Araquari, no Norte do Estado. Atualmente, os portos de Santa Catarina movimentam mais de 40 milhões de toneladas, sendo 60% em contêineres. Desse volume, apenas 3% são distribuídos por ferrovias. De acordo com os técnicos da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, a Ferrovia Interportos poderá transportar até 15 milhões de toneladas por ano e aliviando o tráfego nas rodovias.

O projeto total das ferrovias prevê a utilização de 745 quilômetros já existentes. Assim como a recuperação de 594 quilômetros e a construção de outros 770, alcançando uma malha ferroviária estadual de 2.109 quilômetros. Para atender a nova malha ferroviária catarinense serão construídos quatro terminais rodoferroviários e um rodoviário.

Além do vice-presidente da Fetrancesc, secretários de estado e demais representantes de entidades ligadas à indústria, comércio e logística estiveram acompanhando o ato desta quinta-feira na Casa D´Agronômica

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