Os custos no setor de transporte e o atual cenário do segmento foram temas de um workshop promovido pela Unidade do SEST SENAT Florianópolis na manhã desta quinta-feira, 5 de julho. A temática foi abordada pelo supervisor do Conselho Regional do SEST SENAT Santa Catarina (CR/SC) e diretor-executivo da Fetrancesc, Maurus Fiedler, e contou com a participação de cerca de 100 participantes, entre empresários e funcionários de diversos modais do transporte, cumprindo o papel de integração e atendimento indistinto das entidades.
Especialista em finanças no setor, o supervisor do CR/SC iniciou o assunto comentando o cenário atual do segmento. Falou da preocupação com alta dos custos nos últimos cinco anos, além das perdas e danos por conta da qualidade das rodovias embasando-se na pesquisa anual divulgada pela CNT.
“Nós, em Santa Catarina, vivemos uma particularidade relativa com as BR 101 e 116 que são pedagiadas e em bom estado de conservação, o que contribui para a redução dos custos neste sentido”, disse Fiedler ao iniciar a palestra.
Em ordem cronológica, o especialista também apontou situações que elevam o custo Brasil e se transformam em impulsionadores dos custos do segmento, entre eles a baixa competitividade das empresas, projetos governamentais ineficazes, errados, mal elaborados ou com problemas de execução, além da falta de planejamento integrado, inclusive das empresas e os investimentos insuficientes em infraestrutura geral.
“Quanto tempo a sua empresa ainda tem? Confesso que ainda vivemos a incógnita desta resposta em virtude da crise que se arrasta pelos anos”, completou Maurus Fiedler ao pontuar condições impactantes inclusive nos demais setores. E entre tantos, citou o Movimento de Paralisação do Transporte, promovido pelos motoristas autônomos em maio deste ano, como causador da perda de cerca de 40% no faturamento das empresas em SC.
“O que nós vamos fazer daqui para frente?”, questionou também como ponto de reflexão aos presentes. E respondeu, na sequência, que “a proposta continua sendo a administração dos custos do portão para dentro com a adoção de mecanismos de apuração simples. O que há de se pensar é que todos fizemos parte do problema e da solução, enquanto cidadãos, empregados e empresários”, finalizou o palestrante ao sugerir, inclusive, que as empresas utilizem o suporte do SEST SENAT no processo de treinamento, aplicação e conferência dos mecanismos gerenciais para reduzir os custos.
O evento também foi prestigiado pela Transpocred, que ofereceu um café da manhã aos presentes e fez uma apresentação sobre os serviços oferecidos pela cooperativa, bem como o resultado econômico social obtido em 2017. Estavam presentes, ainda, o conselheiro fiscal da Fetrancesc e presidente do Sindicargas, Ruy Gobbi, o coordenador da federação, Alan Zimmermann, e o financeiro da entidade, Rodrigo Oda. Um evento similar a este foi realizado em maio pelo SEST SENAT Itajaí e tratou do Roubo de Cargas em SC.
http://fetrancesc.com.br/home-noticias/workshop-sobre-roubo-de-cargas-reune-liderancas-e-empresarios-do-setor-em-itajai/