De acordo com a Pesquisa de Impacto no Transporte – Covid-19 – 6ª Rodada, realizada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), em março de 2021, cuja amostra é de 580 empresas de cargas e de passageiros de todos os modais de transporte, a redução proporcional de jornada e salários foi uma alternativa entre as transportadoras durante a pandemia da Covid-19.
A fim de minimizar os efeitos recessivos da restrição da atividade econômica sobre o resultado financeiro das empresas e da dificuldade de acesso ao crédito, a pesquisa aponta que as transportadoras fizeram amplo uso das soluções trabalhistas previstas na lei n.º 14.020/2020 como forma de reduzir custos e manter os vínculos empregatícios ativos.
Por outro lado, sobre os desligamentos que ocorreram nas empresas que participaram da pesquisa, é possível observar que 48,7% delas afirmaram que pretendem readmitir os empregados demitidos quando findar a pandemia, revelando um empenho em contribuir para a recuperação dos empregos no país.
A Federação das Empresas de Transporte de Carga do Estado de Santa Catarina (Fetrancesc), por sua vez, aponta que, após o início da pandemia, o transporte de cargas cresceu em 62% em 2020, muito por conta da expansão do e-commerce.
Com isso, algumas empresas se viram obrigadas a investir no aumento de frota e contratação de colaboradores em novas áreas, enquanto outras focam em melhorar seu processo de gerenciamento e manutenção.
Remuneração estratégica para plano de cargos e salários – Apesar de o transporte rodoviário ser uma modalidade essencial e com perspectiva de crescimento exponencial, ainda existem desafios como a falta de qualificação de profissionais.
Quanto à remuneração estratégica adotada pelas empresas que atuam no setor de Logística de Transporte Rodoviário, depende de fatores internos e externos. Por isso a construção de um plano de cargos e salários se torna essencial para aumentar a competitividade no mercado.
Além da importância de manter uma cadeia logística de qualidade e que atenda às necessidades de entrega, a busca por excelência também diz respeito às práticas adotadas pela área de Gestão de Pessoas no setor em remuneração, mas também ao incentivo quanto ao desenvolvimento desses profissionais – uma forma de suprir a demanda por profissionais mais qualificados.
Sobre as médias salariais, pela internet se encontram artigos que até mencionam certos cargos e valores, mas para se desenhar uma estratégia própria, com base nos objetivos da empresa (expansão de território, internacionalização, competitividade, retenção, etc.), é preciso obter dados fidedignos de quem está de fato empregando esses profissionais.
Nesse contexto, é importante entender que a logística já foi considerada como uma profissão do futuro, mas esse futuro já chegou com a transformação digital. Atualmente, a eficiência do setor logístico é fundamental para garantir maior competitividade para as empresas.
O cenário ainda pode parecer incerto, mas muitas empresas já adotaram ou estão planejando adotar novas estratégias para permanecerem competitivas diante das movimentações no mercado de logística e transporte rodoviário.
Fonte: Plooral