À frente de diversos assuntos que contornam o setor de transporte rodoviário de cargas (TRC), o tema “sustentabilidade” é um dos principais e que se mantém constantemente em pauta. Hoje, as empresas transportadoras buscam se atentar cada vez mais às práticas sustentáveis para desenvolver suas atividades e se destacar perante os negócios, seja por meio de novas ferramentas, frotas renovadas, ações internas e alternativas estratégicas para gerencias essas iniciativas.
A preocupação é consequência da parcela que o modal possui nos impactos negativos, sendo que apresenta maior participação na projeção de CO2 (dióxido de carbono), representando 20% do total do gás emitido no país, de acordo com dados do Boletim Ambiental Despoluir, Programa Ambiental do Transporte.
Contudo, com novas atuações para melhorar o cenário, uma das metas almejadas pelo Brasil é a redução em 75% das emissões de gases poluentes neste segmento, o que foi debatido na 26ª Edição da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima de 2021 (COP26).
Para Alexandre de Souza, diretor executivo da Qualiforce, empresa atuante no ramo de transportes por meio de auditorias, treinamentos e certificações há 20 anos e com mais de 400 clientes em seu portfólio, muitas transportadoras estão repensando seus atos sustentáveis, seja por pressão comercial de seus clientes, por observar os concorrentes ou para acompanhar as transformações do mercado e estar diante das inovações.
Segundo o empresário, isso faz com que a busca pela sustentabilidade seja frequente e que a área caminhe para um serviço com foco na preservação do meio ambiente. Entre as ações sustentáveis que podem ser implementadas nas transportadoras, pode-se destacar:
– Optar pelo diesel aditivado para melhorar a eficiência energética;
Com essa ação, pode-se obter até 3% de economia no consumo do combustível proporcionada pela limpeza mais eficiente nos bicos injetores e melhor combustão nos motores, que também têm maior vida útil.
–Manter a revisão dos veículos em dia;
Os caminhões com problemas tendem a ser mais poluentes e menos econômicos, consumindo mais combustível e exigindo reparos frequentes. É importante reduzir a emissão de carbono e de outros gases danosos.
Os principais gases poluentes são monóxido de carbono (CO), dióxido de carbono (CO2), dióxido de nitrogênio (NO2), dióxido de enxofre(SO2) e hidrocarbonetos. Os escapamentos precisam ser mantidos em boas condições para reduzir os níveis de poluição.
– Substituição dos pneus por modelos ecoeficientes
Neste modelo, é realizada a substituição de parte dos componentes do pneu tradicional por compostos que são provenientes de fontes renováveis. São mais leves e oferecem menos resistência à rolagem. Com menos atrito e resistência, é possível obter redução no consumo de combustível. Consequentemente, também são reduzidas as emissões de CO2.
– Instalação de painéis solares nos veículos;
O uso da energia solar garante que a bateria do caminhão esteja sempre com a carga completa, aumentando a disponibilidade do veículo. Além disso, proporciona maior durabilidade da bateria, resultando em menores custos de manutenção e impactos ao meio ambiente, visto que o descarte da bateria terá um prazo maior. Além dessas ações, muitas outras podem ser implementadas pelas transportadoras.
A união das equipes administrativas para com todos os colaboradores e motoristas, conscientizando suas operações diárias e colocando a sustentabilidade como parte das atividades da companhia. Dessa forma é possível impulsionar o trabalho em todos os âmbitos para alcançar um setor mais seguro e saudável.
Qualiforce Consultoria é especialista em Assessoria para o Ramo de Transportes
A Qualiforce Consultoria tem por objetivo a implantação de Sistemas da Qualidade, Saúde Ocupacional e Segurança e Meio Ambiente visando a melhoria contínua dos processos em indústrias, empresas de transporte e prestadores de serviços. Entre os serviços ofertados está o de Licenciamento Ambiental para todos os estados do Brasil, Licenciamento ANVISA, treinamento e consultoria para implantação do Sistema de Gestão Ambiental – ISO 14001 e SASSMAQ, Inventário de Gases do Efeito Estufa, Questionário de Responsabilidade Social Empresarial (aspectos de ética, compra sustentável, Direitos Humanos, sustentabilidade e meio-ambiente).
Atuando em todo o Brasil, a empresa possui unidades em Criciúma-SC e Atibaia-SP visando melhorar a logística de atendimento a seus clientes, bem como reduzir os custos de deslocamento. Entre em contato para proteger seu negócio: comercial@fetrancesc.combr ou (48) 99124-4922
Fonte: Qualiforce