Alesc aprova PL que cassa inscrição estadual de receptadores de carga roubada

  1. Início
  2. Notícias
  3. Alesc aprova PL que cassa inscrição estadual de receptadores de carga roubada

Alesc aprova PL que cassa inscrição estadual de receptadores de carga roubada

“Uma grande conquista”. Assim o presidente da Fetrancesc, Ari Rabaiolli, definiu a aprovação do Projeto de Lei 53.3/2017 Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), que dispõe sobre a cassação da inscrição estadual de empresas receptadoras de carga roubada, na tarde desta quarta-feira, 18 de outubro. O documento, aprovado nesta manhã na Comissão de Segurança Pública da casa legislativa, seguirá, agora, para sanção do Poder Executivo para, então, entrar em vigor.

Um reforço para a repressão ao roubo de cargas em Santa Catarina, crime que cresceu 274% entre 2008 e 2017 em Santa Catarina, esta ação faz com que o Transporte Rodoviário de Cargas esteja em festa no Estado. “Sem a menor dúvida, esta é uma grande conquista. Há anos queremos este projeto aprovado. E hoje, às vésperas de comemorar 30 anos de fundação, recebemos este honroso presente”, comemorou Rabaiolli.

“O roubo de caminhão e de cargas é uma das grandes mazelas do setor. Esta legislação começa a restringir a atuação criminosa neste sentido, porque, infelizmente, tem o envolvimento de alguém que recepta. Ela contribui para que a gente crie mecanismos de restrição, para inibir o receptador envolvido no crime organizado e mitigar a exposição ao risco”, comentou o vice-presidente da Fetrancesc, Dagnor Schneider, ao receber a notícia.

Autor do PL e presidente da Frente Parlamentar do Transporte na Alesc, o deputado, Patrício Destro (PSB), festejou a aprovação em plenário. Na ocasião, argumentou que “é uma conquista importante para toda a sociedade. Com a aprovação da nossa lei, fornecemos subsídios para que os órgãos fiscalizadores possam punir com severidade quem cometer esse tipo de crime que é registrado com bastante frequência em SC”.

Posição que tem reforço do deputado, Darci de Matos (PSD). Ele afirmou, após a sessão, que “o projeto que acabamos de aprovar em plenário é importante para SC e para o transporte, bem como toda a cadeia produtiva, porque pune o informal, que está incentivando o crime. Ele vai perder a inscrição estadual junto à Secretaria da Fazenda”.

Líder da bancada do PMDB na Alesc, o deputado, Mauro de Nadal, destacou que esta notícia “é o resultado da capacidade de mobilização e liderança da Fetrancesc. Defendemos, junto com a entidade, empresários e empresas que trabalham com dignidade e honradez”.

Apoio unânime – Além Poder Legislativo, o Executivo manifestou apoio ao Projeto de Lei 53.3/2017 durante a tramitação na Alesc. O ex-secretário da Fazenda, Antônio Gavazzoni, o atual, Almir Gorges, e o chefe da Casa Civil do Estado, Nelson Serpa, anunciaram em reunião com o presidente da Fetrancesc, Ari Rabaiolli, que são favoráveis ao PL. Além disso, as entidades que integram o Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina (Cofem/SC) também declararam apoio à causa, inclusive protocolaram manifesto favorável ao projeto na Alesc.

 

Agradecimento:
Em nome de toda a diretoria e conselhos da Fetrancesc, o presidente, Ari Rabaiolli, expressa o agradecimento aos deputados das comissões de Constituição e Justiça, Finanças e Tributação, bem como de Segurança Pública, além de todos os demais parlamentares que contribuíram para a aprovação do PL 53.3/2017.

Compartilhe este post